Contabilidade MEI

FN
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados, tenho as seguintes dúvidas, irei fazer a escrituração contábil de um MEI caminhoneiro, no qual hoje está sendo mais interessante, devido o mesmo utilizar o total de limite dentro da legalidade, o intuito e isentar todo o lucro sobre o imposto de renda.
    porém a minha experiência no setor contábil não e tão solida, vocês poderiam me indicar uma mentoria que me ajude a dominar o setor contábil do zero? Falo, dos lançamentos as obrigações de cada empresa, principalmente ME?
    Segundo ponto, assisti as aulas do MEI aqui da contabilidade facilitada, obtive o entendimento que as obrigações contábeis são as seguintes.

- Balancete de Verificação;
    - Livro Caixa;
     - Livro Diário;
    - Livro Razão;
    - BP – Balanço Patrimonial;
    - DRE;
    - DLPA.
    a ECD, poderá substituir todos esses registros na junta comercial?
    qual seria o prazo para cadastrar os livros na junta comercial?

6 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Francisca, tudo bem?
    A contabilidade vai ser feita como se faz uma ME. Balanço, Balancete, DRE, como de qualquer outra empresa que não seja MEI.

Pode fazer a distribuição de lucros (é a maior vantagem que o MEI tem se optar pela contabilidade mensal, devido a isenção na declaração do IRPF)…

E você vai lançar todos pagamentos, recebimentos e após isso fazer as demonstrações citadas acima (balanço, balancete, DRE…).
    Caso tenha empregado, também serão realizadas todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias pertinentes a esse colaborador.

Para esclarecer melhor, recomendo que você assistia as aulas sinalizadas abaixo que deixarei o link:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121631-lives-regimes-de-tributacao/3492679-como-fazer-a-contabilidade-do-mei-na-pratica

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei-2024/3230553-contabilidade-simples-nacional

E para te auxiliar na contabilidade, temos o nosso curso voltado para contabilidade de microentidades pode te ajudar muito nesse processo e também o curso de rotinas contábeis que é bem completo e ensina todo esse passo a passo.

Quanto ao prazo para registro na junta comercial, você pode verificar na junta comercial do seu estado em específico se há esse prazo limite.

E sim, caso você opte pelo envio da ECD, não precisará registrar o livro diário juntamente com as demonstrações contábeis na junta comercial.

Os contadores tem optado pelo envio da ECD pela questão da praticidade e custos. Visto, que o livro pode te gerar o custo pela impressão + a taxa de autenticação na junta comercial.

Lembre-se de que o MEI que realiza distribuição de lucros, também é indicado a entrega da EFD-Reinf e DIRF.

Na aula abaixo a professora explica mais detalhes a respeito da entrega da Reinf para os MEIs:
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/138359-curso-pratico-de-mei-2024/3219027-efd-reinf

Sobre a DIRF, o MEI não é obrigado entregar em todos os casos. MEIs geralmente realizam retenção de imposto de renda na fonte de outras empresas ou pessoas físicas. Como o MEI não realiza esse tipo de retenção, ele não teria essa obrigação. Mas, cada caso é um caso é bom analisar cada empresa individualmente.

Espero ter ajudado!

TG
    🌱
    🌱 33 pts

@Ivan Morenno Olá, tudo bem?

Fiz o teste agora de abrir aqui pelo navegador do google e abriu normalmente.
    Você tentou por outro navegador?

IM
    🌱
    🌱 0 pts

Não abre infelizmente

IM
    🌱
    🌱 0 pts

ERRO 404

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.