Contabilidade - Simples Nacional

ZS
    🌱

Bom dia á todos(as). Espero que estejam bem.

Estou com uma dúvida em relação ás obrigações do contador. Estou montando uma proposta para um cliente e sei que empresas do Simples Nacional precisam realizar obrigatoriamente a parte contábil. Mas e se a gente explica e o possível cliente não quer realizar e deseja somente que faça a apuração dos impostos e emissão de notas? Posso realizar somente essa parte, desde que esteja em contrato que prestarei esse serviço por opção do contratante? Existe alguma implicação nestes casos?

2 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Zulmira, boa noite.
    Sim, você pode realizar apenas a apuração dos impostos e a emissão de notas fiscais, desde que isso esteja claramente estipulado no contrato com o cliente. No entanto, é importante lembrar que, mesmo que o cliente opte por não realizar a parte contábil, a empresa ainda deve cumprir todas as obrigações legais do Simples Nacional, que incluem a manutenção de registros contábeis e a prestação de contas periódicas.

Se o cliente optar por não realizar a parte contábil, ele deve estar ciente das possíveis consequências legais e financeiras, como multas e juros por não cumprir com as obrigações fiscais. Portanto, é essencial que o contrato especifique claramente os serviços que você irá prestar e que o cliente assine um termo de responsabilidade reconhecendo que está ciente das obrigações que está dispensando.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.