Custo

BN
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde.

Estou fazendo uma empresa do simples nacional, en que o cliente nao possui um bom controle do estoque. E fui orientada a fazer o custo de 2024, jogando uma porcentagem de 70% do valor do estoque. Perguntei onde era o embasamento e me fou falado que no cpc 18. Eu li e não achei isso, procurei aqui nas aulas. Poderiam me informar se temos um aula que fale mais sobre esse tema e o como poderia ser calaculado esse custo ja que ele nao possui um controle.

1 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Barbara, tudo bem?

O CPC 18 em questão, é sobre: CPC 18 – Investimento em Coligada, Controlada e Empreendimento Controlado em Conjunto não trata de formação de custo ou controle de estoque, então essa justificativa não se aplica nesse caso. O que você está tentando resolver está mais relacionado ao CPC 16 – Estoques, que trata da mensuração e reconhecimento de estoques, e também a princípios básicos de contabilidade gerencial.

Sobre o uso de uma porcentagem (como 70%) do valor do estoque para estimar o custo: particularmente, desconheço embasamento técnico-contábil. Mas geralmente é uma prática alternativa usada, quando não há controle confiável de entradas e saídas. Mas isso deve ser evitado sempre que possível, pois pode gerar distorções no resultado real da empresa.

No curso, temos aulas que tratam sobre o tema do estoque, CPC 16, iniciando nessa primeira aula:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/69626-cfc-de-a-a-z-turma-raiz/1666318-estoques-dre-cmv-e-lucro-bruto

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.