Distribuição Lucros Simples Nacional

BT
    🌱
    Bruno Toguchi
    🌱 0 pts

Bom dia a todos,

Sou um contador novo, estou no meu terceiro cliente, todos simples nacional, Micro empresas criadas para prestar serviços (2 arquitetos e 1 consultor financeiro).

Todos já tinham contabilidade e alguns anos de estrada e reparei que todos simplismente recebiam os pagamentos em suas contas PJ’s e enviavam para as contas pessoais indiscriminadamente, sem nenhuma politica de retirada, sem pró labore, simplismente retiravam o dinheiro e gastavam como bem entendessem.

Fiquei intrigado pois tenho a missão de arrumar a casa agora e aplicar uma politica de pro labore e retirada de lucros, ou pela presunção ou fazendo a contabilidade direitinho e acredito que vou encontrar alguma resistência deles.

Minha dúvida. Como é o cenário com os clientes de vocês? Isso é comum? Quais riscos esses clientes correm e como podemos orienta-los? Quais são as melhores práticas para esse cenário?

4 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Bruno, boa tarde.
    É mais comum do que você imagina, encontrar microempresas que não seguem uma política formal de retirada de pró-labore e distribuição de lucros, especialmente quando os proprietários não têm um conhecimento de contabilidade. No entanto, essa prática pode trazer riscos fiscais e legais significativos. A Receita Federal pode interpretar essas transferências como distribuição disfarçada de lucros, resultando em multas e juros sobre impostos não pagos. Além disso, a falta de uma política clara pode levar a problemas em auditorias, e a gestão inadequada pode dificultar o controle do fluxo de caixa e a sustentabilidade financeira da empresa.