Distribuição Lucros Simples Nacional

BT
    🌱
    Bruno Toguchi
    🌱 0 pts

Bom dia a todos,

Sou um contador novo, estou no meu terceiro cliente, todos simples nacional, Micro empresas criadas para prestar serviços (2 arquitetos e 1 consultor financeiro).

Todos já tinham contabilidade e alguns anos de estrada e reparei que todos simplismente recebiam os pagamentos em suas contas PJ’s e enviavam para as contas pessoais indiscriminadamente, sem nenhuma politica de retirada, sem pró labore, simplismente retiravam o dinheiro e gastavam como bem entendessem.

Fiquei intrigado pois tenho a missão de arrumar a casa agora e aplicar uma politica de pro labore e retirada de lucros, ou pela presunção ou fazendo a contabilidade direitinho e acredito que vou encontrar alguma resistência deles.

Minha dúvida. Como é o cenário com os clientes de vocês? Isso é comum? Quais riscos esses clientes correm e como podemos orienta-los? Quais são as melhores práticas para esse cenário?

4 respostas4 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Bruno, boa tarde.
    É mais comum do que você imagina, encontrar microempresas que não seguem uma política formal de retirada de pró-labore e distribuição de lucros, especialmente quando os proprietários não têm um conhecimento de contabilidade. No entanto, essa prática pode trazer riscos fiscais e legais significativos. A Receita Federal pode interpretar essas transferências como distribuição disfarçada de lucros, resultando em multas e juros sobre impostos não pagos. Além disso, a falta de uma política clara pode levar a problemas em auditorias, e a gestão inadequada pode dificultar o controle do fluxo de caixa e a sustentabilidade financeira da empresa.

Implementar uma política de pró-labore e retirada de lucros traz diversos benefícios. Primeiramente, facilita a transparência nas finanças da empresa, ajudando no planejamento financeiro e na gestão do fluxo de caixa. Além disso, mantém a empresa em conformidade com as leis fiscais e trabalhistas, evitando problemas futuros.

Para implementar essas políticas, é essencial educar os clientes sobre os benefícios e a importância de seguir uma política formal. Propor uma transição gradual pode ajudar na adaptação ao novo sistema, e oferecer consultoria contínua pode ser fundamental para a implementação e manutenção dessas políticas.
    Embora possa haver resistência inicial, uma abordagem direta e persistente e a demonstração dos benefícios a longo prazo podem facilitar a aceitação das mudanças. Documente e registre todas orientações dadas, assim evita problemas para você.
    Espero ter ajudado

BT
    🌱
    Bruno Toguchi
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro muito obrigado pelas suas considerações.
    Realmente é um desafio convencer os clientes de se regularizarem pois vejo que tem uma cultura de “ isso nunca deu problema” mas acredito que se nos unirmos e discutirmos a importância desses assuntos, podemos mudar esse cenário.

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde ,

Nesse caso as retiradas de lucros são apenas escrituradas , não precisa de nenhum recibo como pró-labore ? E qual a periodicidade pode ser feito ?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Leidiane Dos Santos Souza A distribuição de lucros não requer recibos como o pró-labore, mas deve ser registrada na contabilidade da empresa. É importante que essas retiradas estejam previstas no contrato social da empresa e sejam devidamente escrituradas e entregue o REINF.

A periodicidade da distribuição de lucros pode variar. Pode ser feita anualmente, semestralmente, trimestralmente ou conforme definido no contrato social da empresa e quando houve lucros para retirada.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.