Fechamento contábil.

CC
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia. Por favor gostaria de uma orientação.
    Eu ouço muito contadores falarem que " mês a mês" devem fechar a contabilidade das empresas e tal.
    Eu fiquei meio na dúvida o que seria esse " fechamento mês a mês da contabilidade"
    Aqui todo mês ( So tenho empresa do SN) eu faço o DAS e envio as obrigações fiscais, mas nunca " fiz o fechamento do mês " Elas não tem funcionários e apenas um sócio.
    Tipo, digamos que para uma contabilidade estar completa no mês eu preciso:

a) Fiscal: Apuração dos impostos e entrega das obrigações.

b) DP: Fazer as folhas e entregar as obrigações.

c) Contábil: Fazer a contabilidade da empresa e entregar as obrigações. E encerrar o mês, zerando as contas. ( Aqui tenho muita dúvida…) Como assim?

Porém se entendi direito ao final de cada mês é preciso fechar toda a contabilidade, conciliar os três. Nisso fiquei confuso….
    Eu não sei se soube me expressar direito, mas poderiam me dizer o que é  esse fechamento mensal da contabilidade?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá, Cloudis, tudo bem?

Quando mencionam "fechamento mensal da contabilidade", geralmente estão se referindo à contabilização de todas as movimentações financeiras da empresa, fiscais, de departamento pessoal (DP) e qualquer outra informação relevante no módulo contábil. Após isso, é feita a conciliação do balancete, conferindo se tudo está correto, o que deve ser feito mensalmente.

O setor contábil geralmente é o último a ser fechado, pois ele depende das informações fiscais e de departamento pessoal (DP) para concluir o fechamento mensal. Assim, após apurar os impostos e processar as folhas de pagamento, essas informações são lançadas na contabilidade, onde ocorre a conciliação final do balancete.

No caso das empresas do Simples Nacional, o ideal é que, ao longo do ano, você vá realizando os balancetes mensais. Ao final do exercício, você faz o encerramento do balanço anual.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.