lançamentos folha

AZ
    🌱
    🌱 0 pts

pessoal, estou tendo muitas dificuldades (e até um certo pavor) com os lançamentos da folha de pagamento. Estou tentando fazer os registros corretamente, mas me sinto perdida com a folha que anexei na imagem. Alguém pode me explicar como devo fazer esses lançamentos ? Uso o plano de contas ITG 1000 para ME, é uma empresa do simples nacional

1 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Ana Clara, tudo bem?

No nosso curso de rotinas contábeis temos aulas sobre o lançamento da folha de pagamento, que acredito que irá te auxiliar bastante:
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/121239-rotinas-contabeis

Particularmente falando, a estratégia que sempre utilizo para o lançamento da folha de pagamento é a seguinte:

Faço um lançamento múltiplo, com vários débitos e créditos. Todos os valores referentes aos proventos (adicionais) são lançados a débito, enquanto os valores dos descontos são lançados a crédito.

A diferença entre os dois será o valor líquido a pagar, que também será lançado a crédito para equilibrar a operação. No seu caso, esse valor é de R$ 7.346,60.

O lançamento ficaria assim, por exemplo:
    D - Salários (despesa)
    D - Férias (despesa)
    D - Saldo de salário (despesa)
    D - Salário-família (passivo - INSS a recolher, pois reduz o saldo de INSS a pagar)

Créditos (Obrigações a Pagar)
    C - INSS a recolher (passivo)
    C - IRRF a recolher (passivo)
    C - Salários a pagar (passivo)

No seu caso, como se trata de rescisão, o crédito será feito em Rescisão a pagar (passivo) ao invés de Salários a pagar.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.