RECEITA SAÚDE - CANCELAMENTO

MO
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia pessoal

Tenho uma cliente psicóloga que faz os recibos no receita saúde tudo certinho, mas ela faz um recibo só pelas sessões do mês todo e recebe o valor cheio. Nesse mês de fevereiro, uma paciente acabou cancelando algumas sessões e ela precisa realizar a devolução do dinheiro. Como fica o recibo na receita saúde? Já passou o limite dos 10 dias para cancelar o recibo.

Conseguem me ajudar? Agradecida.

3 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Micheli, tudo bem?

De fato, o recibo do Receita Saúde só poderia ter sido cancelado dentro do prazo de 10 dias após a emissão, conforme previsto no manual da Receita Federal. Como esse prazo já passou, a reversão pode não ser possível.

Para evitar esse problema no futuro, é essencial que sua cliente emita os recibos apenas após a realização dos atendimentos, garantindo que os valores correspondam exatamente aos serviços prestados.

Como alternativa, pode-se tentar abrir um chamado no "Fale Conosco" da Receita Federal para verificar se há alguma outra solução para esse caso específico.

Espero ter ajudado!

CB
    🌱
    🌱 0 pts

Caso não haja uma solução, eu lançaria uma “despesa” e usaria o comprovante da devolução do dinheiro como subsídio, caso questionada pela receita em algum momento. Assim o efeito ficaria zero e quem sabe pegar um termo de ciência da cliente falando que ela sabe que a despesa não poderá ser utilizada no imposto de renda dela, visto que os valores foram devolvidos.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.