Eu estava colocando mensal na Reinf mas vi que não tá certo o que tou fazendo né? Então eu terei que excluir o que eu fiz e deixar pra fazer depois de 1 ano?No contrato não tem falando que a distribuição é mensal então pelo que pesquisei seria anual mesmo né
Reinf
Na distribuição de lucros anual eu vou colocar na reinf o valor total somado da distribuição de vários meses e colocar depois de fazer as demonstrações contábeis né?
O cliente transfere todos os meses para a conta pessoal quando o mais correto seria retirar esse lucro final do ano né, mas o dinheiro é dele eu bão tenho o que fazer né kkkk
Respostas da Comunidade (2)
Olá Vanessa, boa noite.
Entendo sua situação. Vamos abordar os pontos mencionados de maneira clara e prática.
Distribuição de Lucros e EFD-Reinf
Procedimento Correto para Distribuição de Lucros:
Demonstrações Contábeis: A distribuição de lucros deve ser baseada nas demonstrações contábeis, que incluem o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e as notas explicativas.
Apuração do Lucro: O lucro deve ser apurado após a dedução de todas as despesas, impostos e obrigações da empresa.
Documentação: Uma ata de reunião de sócios ou outro documento societário deve formalizar a decisão sobre a distribuição de lucros, especificando o valor e a data da distribuição.
Registro na EFD-Reinf:
Valor Total: Na EFD-Reinf, você deve informar o valor total da distribuição de lucros, mesmo que essa distribuição tenha sido feita em parcelas ao longo do ano.
Após Demonstrações Contábeis: Idealmente, a distribuição deve ser registrada após a finalização das demonstrações contábeis anuais, assegurando que todos os valores estejam corretos e auditados.
Prática de Transferências Mensais
Situação Atual:
Transferências Mensais: Seu cliente está transferindo valores mensalmente da conta da empresa para a conta pessoal, o que não é a prática contábil ideal para a distribuição de lucros.
Correção da Prática:
Formalização como Antecipação: Essas transferências mensais podem ser documentadas como antecipação de lucros, mas devem ser regularizadas e alinhadas com a apuração anual do lucro.
Pró-labore: Se o sócio trabalha na empresa, parte dessas retiradas poderia ser formalizada como pró-labore, sujeito a tributação.
Empréstimos: Outra alternativa é tratar essas retiradas como empréstimos, com registro apropriado no balanço da empresa.
Comunicação com o Cliente
Educação e Transparência:
Informar o Cliente: Explique ao seu cliente que, embora ele tenha direito ao lucro, as retiradas precisam ser bem documentadas e seguir a legislação fiscal para evitar problemas com o Fisco.
Proposta de Regularização: Sugira uma regularização das retiradas feitas até agora, alinhando-as com a apuração de lucros anual e formalizando-as corretamente.
Resumo:
EFD-Reinf: Informe o valor total da distribuição de lucros na EFD-Reinf após a apuração anual do lucro e a formalização necessária.
Transferências Mensais: Regularize as transferências mensais como antecipação de lucros, pró-labore ou empréstimos, conforme o caso.
Formalização e Documentação: Mantenha toda a documentação em ordem para garantir a conformidade fiscal e evitar problemas futuros.
Espero que essas orientações ajudem a organizar melhor a situação do seu cliente.
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.