ABERTURA E LEGALIZAÇÃO DE EMPRESA DO SIMPLES (RESTAURANTE)

VS
    🌱
    🌱 0 pts

APÓS OBTER A LEGALIZAÇÃO E CNPJ NO SISTEMA REDE SIM, ENQUADRAMENTO NO SIMPLES NACIONAL, QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS DEVO SEGUIR? E QUAIS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS DEVO ENVIAR? O SISTEMA ENVIA POR SI SÓ OU DEVO APURAR O IMPOSTO NO SITE DO SIMPLES?

(JÁ TENHO UM SISTEMA CONTÁBIL CALIMA GRÁTIS) (JÁ ACIONEI UMA EMPRESA DE SISTEMA EMPRESARIAL PARA O RESTAURANTE) ESSA ME ENVIARÁ O XML COM AS INFORMAÇÕES PARA IMPORTAR NO MEU SOFTWARE.

ALGUMA DICA OU CONSELHO? É MINHA PRIMEIRA EMPRESA E NUNCA TRABALHEI EM ESCRITÓRIO ANTES.

3 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Valderi, boa noite.

Aqui estão os próximos passos que você deve seguir após aderir ao Simples Nacional:

Escolha a atividade CNAE da sua empresa, defina o nome fantasia e o endereço comercial, elabore o contrato social e registre a sua empresa na Junta Comercial, obtenha o CNPJ e as devidas licenças ou alvarás, aguarde o exame formal, solicite a publicação do pedido e realize o pagamento da taxa.

Quanto às obrigações acessórias, você deve emitir notas fiscais e apurar os impostos correspondentes pelo PGDAS, estar em dia com a folha de pagamento e os impostos incidentes sobre os salários dos funcionários, manter a escrituração contábil nos Livros e enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) anualmente.

Para apurar o imposto no site do Simples Nacional, acesse o site do Simples Nacional, clique em "Cálculo e Declaração", insira o período de cálculo (geralmente o mês anterior) e a receita bruta total. Escolha as atividades econômicas realizadas e os anexos correspondentes, insira a receita para cada atividade e clique em "Calcular". Verifique os impostos devidos e clique em "Transmitir". Clique em "Gerar DAS" e baixe o documento para pagamento.

Lembre-se de que é importante manter-se atualizado com as mudanças na legislação tributária e cumprir todas as obrigações para evitar problemas com a Receita Federal.

VS
    🌱
    🌱 0 pts

OBG, MÁS JÁ ESTOU COM O CNPJ, JÁ SE PASSOU ESSE PERÍODO DE LEGALIZAÇÃO, JÁ FOI ENQUADRADO NO SIMPLES. MINHA DÚVIDA É AS OUTRAS INFORMAÇÕES TIPO: O SISTEMA, COMO FAZER AS APURAÇÕES DOS IMPOSTOS E ENVIAR AS DECLARAÇÕES ACESSÓRIAS NO PROGRAMA ETC.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Valderi De Sousa Você precisa verificar diretamente com o suporte do Calima. O sistema contábil gratuito é básico e nem todas as funções estão disponíveis. Confira com o suporte quais estão liberadas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.