Airbnb - Pessoa Física ou Holding

FD
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, pessoal bom dia. Estou com uma questão sobre Airbnb: Pessoa Física ou Holding. Se alguem puder me dar uma luz para que eu possa simular a cliente.

O Airbnb permite apenas dois anfitriões para dividir as receitas. No meu caso, sou eu e a empresa que administra as reservas.

Para a Receita Federal, consta que eu recebo 100% da receita de 139.247,00 e deveria declarar esse valor integral. Na prática, porém, recebo apenas 25% e declaro 25%.

Já avaliamos que não compensa abrir uma holding familiar. Ainda nao temos essa decisão clara com as mudanças tributárias

Meu pai sugeriu que eu poderia declarar como se tivesse recebido 100%, pagar o imposto sobre o total e, depois, fazer o acerto entre nós três. Se essa alternativa for viável e não gerar problemas futuros, para mim estaria tudo bem. Mas surge a dúvida: como eu poderia declarar 100% se, formalmente, só recebo 25% em meu nome, já que 25% é da minha irmã e 50% do meu pai?

Outra questão: como a Receita aceitou essa forma de declaração nos últimos anos, já que paguei imposto apenas sobre os 25% recebidos?

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Fabiana

Hoje, para a Receita Federal, quem tributa é quem aparece como titular da receita, e no Airbnb o rendimento de R$ 139.247,00 consta 100% no seu CPF, independentemente de acordos familiares ou da empresa administradora. Declarar apenas 25% “funcionou” até agora porque não houve cruzamento ou fiscalização, mas isso não valida o procedimento nem afasta risco futuro.

A sugestão de declarar 100%, pagar imposto sobre o total e depois “acertar entre vocês” é legalmente possível, porém tributariamente ruim e arriscada, pois você pagaria imposto maior e ainda poderia gerar questionamentos como doação ou renda sem lastro.

O ponto central é que a Receita só aceita divisão de rendimentos quando existe lastro jurídico, e hoje essa divisão é apenas econômica, não formal. Sem abrir holding por enquanto, o caminho mais seguro é criar contratos bem estruturados (copropriedade, cessão de direitos e administração) ou avaliar uma PJ operacional para alinhar quem recebe, quem declara e quem paga imposto.

Espero ter ajudado.

FD
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura ola Mariane muito obrigada pelo seu retorno. Tem alguma forma que entenda interessante em comprar uma a Empresa no Lucro Presumido X Carne (atual) e o outro Cenário Lucro Presumido Reforma tributária X carne leão + IBS/CBS se tiver rendimento maior R$ 240mil?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.