ALTERAÇÃO DE RESPONSÁVEL LEGAL NA RFB - ASSOCIAÇÃO

JR
    🌱

Pessoal bom dia, estou para fazer uma alteração de presidente de uma associação, minha dúvida é se preciso regularizar a PJ antes? Porque o atual presidente ele não tem acesso ao gov prata ou ouro então para não ter o custo de adquirir um certificado a fim de me passar uma procuração posso fazer logo o pedido de mudança para o novo titular e depois regularizar?

3 respostas8 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Joel, boa noite.
    Para realizar a alteração de presidente de uma associação, é fundamental seguir alguns procedimentos específicos para garantir que a mudança seja feita de acordo com a legislação vigente. Primeiramente, é essencial que a associação esteja regularizada junto à Receita Federal, o que inclui estar em dia com todas as obrigações fiscais e cadastrais.
    O atual presidente precisa ter acesso ao gov.br prata ou ouro para realizar a alteração. No entanto, se ele não possui esse acesso e para evitar o custo de adquirir um certificado digital, uma alternativa viável é a emissão de uma procuração. O presidente atual pode emitir uma procuração para você ou outro responsável que já possua um certificado digital, utilizando o portal e-CAC com seu CPF para acessar e realizar a procuração.
    Os procedimentos para a alteração incluem a realização de uma assembleia para eleger o novo presidente e o registro da ata em cartório. Em seguida, é necessário preencher o Documento Básico de Entrada (DBE) com as informações da alteração e enviá-lo para a Receita Federal. O DBE deve incluir a saída do presidente atual e a entrada do novo presidente. Após a aprovação do DBE, a alteração deve ser registrada na Receita Federal.
    Se a associação não possui um certificado digital, os documentos podem ser enviados pelos correios para a Receita Federal. É importante incluir a ata registrada em cartório e o DBE assinado.
    Espero ter ajudado

JR
    🌱

Hum, entendi, excelente!

E sobre o trâmite, nesse caso precisa de viabilidade professora?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Joel De Jesus Ferreira Rodrigues Em alguns estados, a Junta Comercial pode exigir a viabilidade para alterações cadastrais, incluindo a mudança de presidente. Verifique com a Junta Comercial do seu estado se a viabilidade é necessária para a alteração de presidente de uma associação.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.