anexo I do simples nacional

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Consegui meu primeiro cliente, não tenho experiência na área, ele atua como comércio e indústria pelo simples nacional, mas pelo o que eu vi nas últimas das geradas, o antigo contador só tirava notas para ele de revenda de mercadorias, mas ele fabrica praticamente metade dos produtos que ele vende. Se eu comecar tirar nota de saida pra ele desses produtos fabricados tbm, o que vai mudar nas obrigações acessorias? Alem de que ele vai entrar tbm no anexo ll do simples, e tenho que manter um Controle de estoque autenticado né ?

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Lorrainy, parabéns pelo primeiro cliente!

Sobre a dúvida, se a empresa fabrica parte dos produtos, entendo também que deve emitir notas fiscais de saída também para esses produtos fabricados. Isso pode fazer a empresa passar a recolher pelo Anexo II do Simples Nacional, além do Anexo I (mas você precisará verificar os Cnaes da empresa para saber se tem o Cnae de indústria, além de comércio).

Quanto às obrigações acessórias:

• Será necessário sim manter um controle de estoque rigoroso para comprovar a entrada da matéria-prima, a produção e a saída dos produtos. Esse controle deve ser fidedigno e pode ser exigido pela fiscalização, inclusive com autenticação, para garantir a segurança dos dados.

E além disso, as principais obrigações do Simples Nacional que devem ser cumpridas são:

• Pagamento mensal do DAS com base no faturamento;

• Envio mensal do e-Social para informações trabalhistas;

• Envio mensal da DCTFWeb;

• Verificar se há obrigação de enviar a EFD-Reinf, principalmente em caso de retenções na fonte;

• Envio anual da DEFIS, que consolida informações do ano-calendário;

• Manter escrituração contábil.

Recomendo que assista nosso curso de Simples Nacional para entender detalhadamente esses pontos e facilitar seu trabalho.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.