ANEXO III X ANEXO V

PF
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite, professores e colegas! Estou com uma dúvida. Dois clientes vieram me procurar para abrir suas empresas (ME) com CNAE aceito no ANEXO III, porém eles não terão funcionários e a princípio, não retirarão pró-labore. Nesse caso, como a empresa não terá fator-r, necessariamente preciso enquadrar ela no ANEXO V? O que eu faço para o meu cliente pagar menos imposto? Sugiro um pró-labore de exatamente 28% para ter o fator-r? Obrigado 
    6 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Paulo. Se o CNAE já é aceito pelo Anexo III, não irá precisar do Fator R.
    Fator R é para CNAE que é tributado no Anexo V, aí nesse caso se utiliza a Folha de pagamento para levar essa empresa a pagar menos imposto dentro do Anexo III.
    E uma informação adicional é que a empresa tendo faturamento, é obrigatório ao menos 1 dos sócios recolher o Pro Labore, uma vez que não se trabalha sem receber, e caso eles não recolha o Pro Labore, não poderá distribuir lucro.
    PF
    🌱
    🌱 0 pts
    Mariane, eu fiz essa pesquisa aqui e nas duas dizem que o CNAE em questão está sujeito ao fator-R. Nesse caso, como eu procedo? Obrigado Screenshot_20230526_052233_Chrome.jpgScreenshot_20230526_053022_Chrome.jpg
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Então, Com base na LC 123 - § 5o-XII... Esse CNAE por regra está no anexo V. Mas tiver o Fator R, ele será tributado no Anexo III.
    Explique a ele que primeiro ao ter faturado/atividade é obrigado ao menos um dos sócios ter retirada de Pró labore e segundo que isso o ajudará a diminuir a Alíquota de imposto dele.
    PF
    🌱
    🌱 0 pts
    Sim, mas a empresa seria uma SLU. Vou ter que conversar com ele, porque pelos meus cálculos, o pró-labore dele terá que ser alto e isso gera INSS, né? Ou seja, mais um imposto. 
    MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Sim infelizmente ele terá que recolher o INSS. Seja no anexo V ou anexo III. Faz uma simulação nos dois casos e apresente a ele, e veja qual melhor para empresa e bolso do cliente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.