Apuração simples p/MEI desenquadrado

LA
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal

Desenquandrei um mei no fim de dezembro, contudo, ao tentar apurar DASN retroativo em virtude do estouro ser superior a 20%, o sistema apresenta a mensagem anexa e pede pra informar o processo administrativo, esse processo seria o da alteração na JUCEA?

Agradeço muito se alguem puder ajudar.

9 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (9)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Leonardo

Você informou que está tentando fazer retroativo, certo?

Consulta qual foi o mês que o MEI foi desenquadrado, pois pelas mensagens me parece que o mês que está enviando ele era optante pelo MEI.

Qual motivo que selecionou no Desenquadramento? E lembra a data que sistema informou?

LA
    🌱
    🌱 0 pts

oi Mariane, lembro sim. Foi desenquadramento por excesso de faturamento, e a mensagem do sistema deu como data de desenquadramento o dia 01/01/24, e conforme eu vi nas aulas, quando um Mei estoura 20% do faturamento ele é obrigado a apurar o meu retroativo a janeiro, mas, quando tento fazer a apuração, só aparece essas mensagens que eu printei.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Então Leonardo, o sistema não permite pois o Desenquadramento teve efeito a partir de Janeiro/2024. Ao desenquadrar, foi selecionado o motivo errado, nesse caso para você conseguir apurar os meses de 2023 terá que solicitar a Receita Federal através de Processo Administrativo a correção do motivo.

Segue Manual que irá te auxiliar :

LA
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura eu escolhi o motivo indicado na aula mas não sei ao certo, de qualquer maneira não veio anexo o manual, poderia anexar? Desde já te agradeço muito pela atenção e disponibilidade.

AD
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite Leonardo e Mariane

Estou com o mesmo problema. Fizemos o desenquaramento em 30.05.2023, por excesso de faturamento, porém aparece como SIMEI até 31.12.2023, e agora em 2024 não consigo fazer o PGDAS, e hoje deu uma informação que a empresa não é optante do simples, apresentar processo…, porém numa página da propria Receita em 07.01.2024 está como optante do simples e não optante do Simei

LA
    🌱
    🌱 0 pts

exatamente igual ao meu. E olhe que eu escolhi o motivo correto, desenquadramento por excesso de faturamento e comunicação obrigatória. Mas vou entrar com o tal processo para resolver a questão.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Como vocês optaram pelo motivo correto onde deveria retroagiu a 01/01/2023, e sistema não aparece assim o erro pode está no sistema, mas não posso afirmar, recomendo que entre em contato com a Receita federal.

LA
    🌱
    🌱 0 pts

Mariane, suspeito que eu coloquei a data errada no desenquadramento, eu deveria ter informado o desenquadramento como janeiro de 2023, uma vez que a explodiu mais de 20% do faturamento, estou entrando com um processo digital no ecac, se obtiver êxito eu volto e compartilho com os colegas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.