CIAP - G125

JM
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia,

Tenho créditos do CIAP a serem apropriados de anos anteriores.

Por exemplo: Uma NF com entrada em 09/2024. Não apropriado na época, e estou apropriando agora 02/2025.

Ou seja, 5 parcelas vai ser como credito extemporâneo.

Duvida: No cadastro do item registro 0300. O numero de parcelas coloco 48 mesmo, ou a diferença que falta ?

Imagem do meu sistema:

Na movimentação G125: o tipo movimento é o IM ?

e o numero de parcelas para agora 02/2025 que seria a 6º parcela, eu coloco 6 ou como se fosse a primeira ?

Ou coloca parcela 06 e muda o tipo de movimento?

8 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jeniffer, boa noite.
    Precisa conferir no suporte do seu sistema, cada um possui suas particularidades.
    De modo geral, No campo "Número de parcelas", você deve colocar o número total de parcelas originalmente previstas (48). Isso porque o sistema precisa reconhecer o período completo de apropriação do crédito.

O tipo de movimento pode ser "IM" para registrar a apropriação extemporânea dos créditos, todavia é necessário saber como estava registrada anteriormente.

Para o número de parcelas em 02/2025, considerando que você está começando a apropriação agora, seria apropriado registrar como a 6ª parcela, já que as primeiras cinco parcelas serão apropriadas como crédito extemporâneo.
    Espero ter ajudado

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Então eu posso colocar IM, e colocar também como 6º parcela, certo ? Mas, neste caso não seria o extemporâneo, seria o normal. O extemporâneo inclusive, eu tenho que informar mês a mês ? No registro G126 ?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Jeniffer Mairy As apropriações extemporâneas precisam ser informadas mês a mês no registro G126, detalhando cada parcela que está sendo apropriada de forma extemporânea.

As parcelas normais seguem o fluxo de apropriação regular e não precisam ser informadas como extemporâneas

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro certo! Dessa parte das parcelas extemporâneas eu entendi, obrigada pelas explicação.

Agora o que ainda não entendi é referente a movimentação do bem, como vou apropriar agora a 6 parcela, no tipo movimento eu devo colocar SI ou IM ? Qual é o correto?

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Jeniffer Mairy na primeira parcela apropriada registramos com IM e nas demais podemos preencher com SI.

.

JM
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilene Ribeiro Se eu colocar SI, tem algum problema ? O meu sistema não está aceitando colocar como 6 e IM.

ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Jeniffer Mairy SI é quando está em apropriação. Tem profissionais que fazem a primeira com SI, nao é o correto, mas desconheço se pode haver algum problema.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.