Cliente enganada

Nilber Pereira De Barros Filho
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados colegas,

na última semana fui procurado por uma cliente depois que me indicaram a ela.
    A princípio parecia uma cliente que apenas queria trocar de contador.
    Ela abriu a empresa em março de 2024, jurava que estava tudo em dia e que ela era do simples nacional, fui fazer um diagnóstico fiscal no CNPJ dela, e o rapaz que abriu, nunca entregou nenhuma obrigação, nem enquadrou ela no Simples. Ela tem declarações de março de 2024, dezembro. Tudo em aberto, as de 2025 também.

No ecac dela já haviam 2 intimações da receita federal.
    No cpf ela pagou para que o suposto contador fizesse os IR’s dela, de 2023, 2024, 2025.
    O de 2025 não foi entregue até agora. O de 2024 ele cometeu erros grotescos que geraram uma guia de 8 mil para ela pagar.

Por fim com o nome dele, ensinei ela a pesquisar no site do conselho se ele realmente era habilitado. Ele não é contador. Ela gora está levando isso para a esfera criminal, mas o fato é que eu quero muito conseguir ajudar essa cliente. Eu estava totalmente focado no simples, vou abrir essa exceção.
    Por um serviço de regularização desse quanto vocês cobrariam? com e sem movimento.
    Ela recebe valores altos porquê organiza eventos, festas e etc. Seria melhor abrir um livro e lançar tudo que ela recebeu nesse tempo que ela não declarou e assumir as multas e etc, ou deixar sem movimento mesmo e recolher como autônomo esses ganhos que ela tem com festa?

Gostaria de ouvir a opnião e sugestão de vocês.
    Obrigado.

4 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

RA
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Nilber, tudo bem?

quanto aos valores a serem cobrados para fazer a regularização você precisa levar em conta a complexidade.

Você precisa fazer um levantamento com sua cliente da documentação desse período, se ela emitiu nota pelo CNPJ e se recebeu pela conta da empresa.

Na hipótese dela ter feito tudo pela empresa, as declarações precisam ser enviadas com a devida movimentação e gerar os impostos. Será gerado multas pelo atraso na entrega.

Os impostos do CNPJ e da pessoa física poderão ser parcelados e quanto a DIRPF, te aconselho a verificar se foi entregue de forma correta e se as informações estão corretas.

A empresa sendo regularizada e os débitos parcelados, você poderá fazer a opção pelo simples nacional em 01/2026.

Espero ter ajudado.

Nilber Pereira De Barros Filho
    🌱
    🌱 0 pts

@Raquel Souza Andrade Boa noite! Obrigado pelas informações.
    Esse falso contador apenas abriu a empresa e ficou recebendo mensalidade por quase 2 anos sem ter feito nada realmente, ela nunca emitiu nota porquê achou que o contador fazia tudo, mas nem certificado digital ela tinha e nem sabia o que era isso. A empresa realmente só foi aberta e tudo que ela recebia pelos trabalhos dela eram na conta PF, nem conta PJ ela tem, é uma senhora que não entende nada dessas coisas e só descobriu a fraude pois ela é paciente da minha mãe e em uma consulta ela estava falando de coisas da empresa e minha mãe viu que tinha algo errado e a alertou e passou meu contato para eu tirar algumas dúvidas dela.

Sobre a DIRF já olhei e ta tudo errado mesmo, vou ter que refazer.
    A empresa dela é de festas, ela basicamente vende festas para grandes espaços e ganha comissão sobre essas festas, mas chega a faturar 30 k por mês. É só ela na empresa, mas ela sempre recebeu tudo na conta PF.

Segundo minhas pesquisas uma regularização desse sem movimento custa em torno de 2000 reais, ta certo isso? E com movimento depende das movimentações e etc, mas chegaria a 4 a 6 mil.
    Obrigado por me ajudar.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.