CLIENTE NOVO

HC
    🌱
    🌱 0 pts

Meu amigo quer virar meu cliente, ele tem um cnpj simples nacional que presta serviço como designer para aplicativos e sites. Está insatisfeito com contador atual e quer que eu faça a contabilidade dele. Qual primeiro passo é o que preciso solicitar a ele para começar a cuidar do cnpj dele em relação de documentação para integralizar no sistema, quais são as rotinas que vou precisar cuidar e me atentar sobre prazos, impostos, obrigações ????

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

EB
    1.481 pts

Olá, boa tarde!

Antes de mais nada é importante fazer uma procuração no ECAC para consultar a situação da empresa para ver se está tudo em dia. Verificar se está enquadrado no anexo e cnaes certos de acordo com o serviço que ele presta. Se tiver inscrição municipal e estadual consultar também.

Esse primeiro passo é importante para ter uma noção do que terá que fazer e precificar adequadamente.

Precisa ver com a contabilidade atual o que já foi feito até esse mês e pedir para que te enviem.

Em relação as obrigações como regra geral será a apuração do PGDAS, DECTFWeb, DEFiS (anual). E tem que verificar se o estado ou município exigem mais algum tipo de entrega.

Tem também a EFD Reinf que deve ser entregue se houver o fato gerador.

Espero ter ajudado!

HC
    🌱
    🌱 0 pts

@Edilucas Bonfim O cliente está ainda com contador atual, eu vou ver essa questão da procuração para que eu já possa ir dando uma olhada na situação da empresa. Ele é do RJ mesmo. Sobre a dctfweb e a efd reinf como eu nunca fiz, vou da uma estudada sobre. Sabe dizer se ele sendo do Rio são só essas obrigações? Ele não tem funcionário lembrando que ele é PJ e presta serviço pra outras empresas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.