Como é feita a escrituração contábil na pratica para simples nacional sem sistema

LT
    🌱
    🌱 0 pts

Olá estou com uma duvida consegui um cliente que esta no simples porém ele presta serviços e não tem quase custos sendo apenas os 28% de prolabore+contribuições

Pediu pra eu emitir como lucro mensalmente, porém não tenho sistema como faço pra fazer isso no programa ECD do governo tenho que mensalmente fazer um balanço ? quais os passos tenho que fazer? até que dia do mês tenho que lançar os balanços ?

6 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

LT
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria ajudou, porém na aula não fala questão de data pra enviar a contabilidade mensalmente é no dia que eu distribuir o lucro ou tem que ser antes, posso por exemplo emitir o sped no dia 20 de todo o mes e distribuir lucros no dia seguinte ou posso fazer tudo no ultimo dia, posso distribuir lucros e posteriormente enviar o sped ?
    tenho duvidas de como devo fazer a escrituração no programa do sped, como fazer um plano de contas?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Lucas De Biace Torres Sem um sistema pra te ajudar, vai ser bem difícil fazer toda a escrituração para envio da ECD, que tem regras específicas. Ainda mais fazendo distribuição de lucros. Neste caso, além da parte contábil, também se fala da parte fiscal, visto que a distribuição de lucros é informada na REINF. Já na ECD, você precisa ter o plano de contas definido, assim como todos os lançamentos contábeis da empresa inteira, e não somente da distribuição de lucros.

LT
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria sim é que essa empresa só tem 15 clientes e vende 1 combo mensal, e o custo é só o prolabore do socio praticamente um autônomo então são 17 lançamentos mensais iguais praticamente, mas queria saber se tem alguma aula ou algum lugar para eu aprender a fazer estes lançamentos e qual a frequência devo transmitir a ECD todo o fim de mes?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Lucas De Biace Torres Certo. A ECD é enviada anualmente. A escrituração contábil, é feita mensalmente mesmo, assim como o recolhimento de impostos.

É importante lembrar, que a depender do tipo de empresa, terá algumas obrigações específicas, como p PGDAS e DEFIS para empresas do Simples Nacional.

ET
    🌱
    Eliene Torres
    🌱 0 pts

Ac

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.