Olá Kesia, boa noite.
1- Impossível manter as duas tributação sem conflitar.
2-Atualmente, plataformas como YouTube, Instagram e TikTok não enviam relatórios diretamente para a Receita Federal. No entanto, os rendimentos recebidos dessas plataformas devem ser declarados corretamente no Imposto de Renda. A cliente deve manter registros detalhados de todos os pagamentos recebidos e emitir notas fiscais correspondentes.
3- Se a cliente decidir abrir uma Ltda, o processo será semelhante ao de outros criadores de conteúdo, inclusive Onlyfans.
Espero ter ajudado
Criador de Conteúdo / Influencer
Boa noite! Estou com um caso de uma cliente que tem um MEI de promoção de vendas. Ela postava vídeos e fotos no Instagram de produtos de cabelo, por exemplo, aí quando compram pelo link dela, ela recebe as comissões. O faturamento até agosto não passava de 4 mil.
A partir de setembro ela fechou uma parceria com uma marca para criar conteúdos no Instagram e TikTok e também recebeu valores do Youtube. Expliquei que o correto seria ela ser ME, pois agora sua atividade principal é de criação de conteúdo e o faturamento anual vai ultrapassar. A cliente quer desenquadrar em janeiro/2025, porém estou com algumas dúvidas sobre como fazer a contabilidade dela.
1° Posso manter toda a receita que ela recebeu das comissões de venda no MEI e tributar os valores excedentes na PF?
2° O Youtube, Instagram e Tiktok enviam algum relatório para a Receita?
3° Se ela abrir uma Ltda como devo proceder? Seria parecido com a explicação do curso de contabilidade para Onlyfans?
Respostas da Comunidade (3)
@Edilene Ribeiro bom dia! Obrigada pela resposta.
Em relação aos valores recebidos esse ano, tem alguma forma de declarar isso, pra não ter conflitos com o MEI que ela já tem?
@Kesia Marendaz A opção que tem é lançar no carnê leao. Mas não há garantia de não conflito.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.