# Declaração Imposto de renda profissional liberal

MR
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, gostaria de mais uma ajuda.

tenho uma cliente, fisioterapeuta, que não entregou recibo para as clientes dela, mas eu preciso fazer a declaração do imposto de renda dela, acontece que ela não tem CPF dos clientes, não anotou, e ao colocar sem CPF, a declaração não envia por pendência, está sendo obrigatório colocar, e agora o que faço? quero informar a renda dela, mas não tenho os cpfs, existe alguma outra forma?

muito obrigado

5 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

EP
    🌱
    🌱 0 pts

Estou com com um caso igual, ano passado enviei a declaração da mesma forma, e esse ano não quer aceitar, dar pendencias para enviar o numero do CPF. Socorro já busquei vários colegas a solução e ninguém conseguiu me ajudar! #IRPF2023

MR
    🌱
    🌱 0 pts

então, eu vi que colocando em rendimentos recebidos pessoa física outros, parece que da certo, mas ai a dúvida, se não dará problema, por isso postei aqui para os professores nos ajudarem

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Mateus, boa tarde.

Entendo sua situação. A partir de 2015, alguns profissionais, incluindo fisioterapeutas, ficaram obrigados a informar os CPFs de seus clientes na declaração de Imposto de Renda. No entanto, se a fisioterapeuta não tiver o CPF dos clientes, ainda há uma maneira de declarar os rendimentos.

Na declaração de ajuste anual, ela deve preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular” na aba “Rendimentos do Trabalho Não Assalariado”. Mesmo que ela não tenha o CPF do titular do pagamento, ela pode declarar o valor recebido e marcar a opção “CPF não informado”.

Porém, é importante lembrar que a falta de informação do CPF pode aumentar o risco de a declaração cair na malha fina. Portanto, é recomendável que, para o futuro, ela mantenha um registro dos CPFs de seus clientes para evitar problemas com a Receita Federal.

Espero ter ajudado!

MR
    🌱
    🌱 0 pts

obrigado pelo retorno, então, esses clientes não foi apresentado recibo então não tem risco de cair , eu agradeço mais uma vez a atenção

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.