Estou com com um caso igual, ano passado enviei a declaração da mesma forma, e esse ano não quer aceitar, dar pendencias para enviar o numero do CPF. Socorro já busquei vários colegas a solução e ninguém conseguiu me ajudar! #IRPF2023
# Declaração Imposto de renda profissional liberal
Bom dia, gostaria de mais uma ajuda.
tenho uma cliente, fisioterapeuta, que não entregou recibo para as clientes dela, mas eu preciso fazer a declaração do imposto de renda dela, acontece que ela não tem CPF dos clientes, não anotou, e ao colocar sem CPF, a declaração não envia por pendência, está sendo obrigatório colocar, e agora o que faço? quero informar a renda dela, mas não tenho os cpfs, existe alguma outra forma?
muito obrigado
Respostas da Comunidade (5)
então, eu vi que colocando em rendimentos recebidos pessoa física outros, parece que da certo, mas ai a dúvida, se não dará problema, por isso postei aqui para os professores nos ajudarem
Olá Mateus, boa tarde.
Entendo sua situação. A partir de 2015, alguns profissionais, incluindo fisioterapeutas, ficaram obrigados a informar os CPFs de seus clientes na declaração de Imposto de Renda. No entanto, se a fisioterapeuta não tiver o CPF dos clientes, ainda há uma maneira de declarar os rendimentos.
Na declaração de ajuste anual, ela deve preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular” na aba “Rendimentos do Trabalho Não Assalariado”. Mesmo que ela não tenha o CPF do titular do pagamento, ela pode declarar o valor recebido e marcar a opção “CPF não informado”.
Porém, é importante lembrar que a falta de informação do CPF pode aumentar o risco de a declaração cair na malha fina. Portanto, é recomendável que, para o futuro, ela mantenha um registro dos CPFs de seus clientes para evitar problemas com a Receita Federal.
Espero ter ajudado!
obrigado pelo retorno, então, esses clientes não foi apresentado recibo então não tem risco de cair , eu agradeço mais uma vez a atenção
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.