DEFIS

DC
    🌱
    🌱 0 pts
    Boa noite pessoal! Estou com um caso muito específico de uma empresária que era MEI.
    Baixamos o MEI, comércio de vestuário, e na abertura da ME ela não havia comunicado que tinha estoque para transferir, então não constou como integralização. Após abertura ela me falou sobre o estoque de tecidos, e conversando optamos por realizar parte da transferência como capital que ela havia informado que colocaria na empresa e parte desse estoque através de mútuo pessoa física para pessoa jurídica (fizemos contrato e recolhemos mensalmente o IR).
    Tudo isso aconteceu ano passado. E ao realizar a DEFIS estou sem saber se coloco esse valor de estoque transferido pelo mútuo como aquisição, pois a despesa do período não vai condizer. Os dados de estoque final, vendas por estado, despesas, vão ficar meio inconsistentes sem eu declarar esse estoque transferido. Mas não sei onde informá-lo.
    Na data do registro desse estoque fiz o lançamento: d-estoque c-empréstimo e nos pagamentos faço o registro d-empréstimo, d-juros(despesa), c-banco. Ou seja a única despesa que vai na DRE é a do juros mensalmente.
    Por gentileza, me ajudem a achar a melhor solução para que a DEFIS fiquei adequada a realidade. Obrigada!
    1 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Dyelle, tudo bem?
    Realmente a dúvida é bem específica e talvez fosse necessário até uma consultoria mais aprofundada a respeito.

Mas no meu entendimento, já que foi contabilizado o estoque transferido inicialmente, eu consideraria este, como estoque inicial sim na DEFIS. Uma vez que ele está na contabilidade. Pois as informações da DEFIS também são reflexo do que está contabilizado.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.