DEFIS

AP
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Esse é o meu primeiro ano entregando a DEFIS e identifiquei que no ano anterior a contabilidade de um cliente, declarou um ganho de capital que não existiu. Nesse sentido gostaria de mais informações a respeito de como esse lançamento incorreto pode prejudicar o cliente, visto que no ano anterior ele não praticou a venda de nenhum ativo e muito menos obteve ganhos com o mesmo.

Gostaria de deixar o cliente ciente dos riscos de não retificar, mas ao mesmo tempo fico preocupada de está cometendo alguma falha ética visto que no momento da declaração o mesmo não era meu cliente (ele veio para mim em 01/2025).

Grata desde já!

3 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Aline

Primeiro você precisa orientar o cliente da forma correta, mesmo que a declaração não era de sua responsabilidade.

Informar eventos que não existiu pode trazer um prejuízo para a empresa, pois ganho de capital incide imposto, e se foi lançado, o Fisco Estadual pode vim a cobrar de seu cliente.

Caso ele não queira retificar, é uma opção dele, mas você fez seu trabalho em explicar o erro, e a forma correta de conduzir, mas a resposta final ainda é do cliente.

Espero ter ajudado.

AP
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, Mariane!

Agradeço pela contribuição, você ampliou meus horizontes com a questão. :)

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.