Defis

LD
    🌱
    Luiara Dias
    🌱 0 pts

Boa tarde pessoal!

Na defis empresa que não tem contabilidade regular, não tem pró labore, no campo 7.1 Rendimento isentos pagos aos sócios, eu devo pegar o valor do faturamento do mês, menos o imposto? Somando o ano inteiro, devo informar neste campo. É isto?

Obrigada

7 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

TM
    🌱
    🌱 0 pts

O que aparece de cliente do simples sem contabilidade regular não está escrito. Os rendimentos insentos é o lucro líquido distribuído aos sócios, tenho o mesmo entendimento que o seu.

LD
    🌱
    Luiara Dias
    🌱 0 pts

A empresa começará a contabilidade em 2025, mas tem a defis de 2024 para fazer. Eles mandam o Das mensal do SN mas não tem distribuição, não tem pro labore, não tem nada.

Estou na dúvida se somo o faturamente que teve durante o ano menos os impostos e declaro este valor no campo rendimentos isentos ao sócios?

TM
    🌱
    🌱 0 pts

@Luiara Dias observar se efetivamente houve transferência do saldo do faturamento ( Faturado - Impostos - despesas ) a conta do sócio. Por isso é importante no mínimo fazer a conciliação bancária de 2024, se houve valor transferido da conta PJ para conta PF que não seja pró-labore, seria o valor a lançar em Rendimentos.

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde;
    1º Converse com seu cliente, verifica com ele se de fato ocorreu essa distribuição de lucro ou se teve adto de lucro no decorrer do ano (Faz levantamento de valores, meses etc.).
    2º Verifica se os valores distribuídos estão dentro do valor permitido na presunção.
    3º CUIDADO com os valores declarados, lembre-se uma declaração amarra a outra, se vc declara que seu cliente recebeu X na DEFIS, vc deve informar na Reinf, na DIRF e no IR do cliente.

Se vc colocar informações divergentes nas declarações está dando munição para RF ir atrás do seu cliente e no final de tudo sobra para o Contador.

Conselho: Converse com seu cliente antes, levanta valores, oriente-o e faça termo de responsabilidade recolhendo assinatura dele.

AS
    🌱
    Aluã Sena
    🌱 0 pts

Olá tenho a mesma dúvida sua hehe. Meu amigo e cliente, tudo que ele recebe, paga todos os impostos e paga suas divida pessoais, porém muito imposto foi pago na conta da pessoa fisica em 2024.

Como você resolveu? Declarou todo o líquido (Rendimentos - Impostos) no valor isento?

Visto que no IR você declara como tudo isento para não tributar tambem?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.