Boa tarde, Ricardo
Tudo bem?
Quanto a esse campo no item 9, é referente as compras realizadas pela empresa no ano de 2025, tem que fazer um levantamento das informações de compra, separar por estado, para poder informar tudo certo.
Quanto a dúvida do caixa inicial, a responsabilidade não é sua, eu conversaria com o sócio, e explicaria a situação, e deixaria a decisão de retificar a ele, claro explicando a ele os riscos ao não informar.
No mais, precisar de qualquer informação, só me falar, que estou a disposição.
DEFIS
Boa tarde! Nesses campos da DEFIS, devem ser informados os valores referentes à receita de prestação de serviços? Considerando que o cliente é um prestador de serviços.
OUTRA DUVIDA: Essa empresa veio de uma contabilidade anterior que não realizava escrituração contábil. Porém, na DEFIS dos anos de 2023 e 2024, o saldo de caixa e bancos foi informado zerado pelo contador anterior.
Agora, na DEFIS atual, é solicitado o saldo inicial de caixa, sendo que a empresa possui uma integralização de capital no valor de R$ 27.000, e eu já elaborei o balanço de abertura.
Nesse caso, seria necessário retificar as DEFIS dos anos anteriores ou posso ajustar apenas no ano atual? ou posso notificar por email o socio já que a responsabilidade técnica dos anos anteriores não é minha.

Respostas da Comunidade (7)
@Matheus De Andrade Silva qual seria o campo para informar a receita de serviços?
@Ricardo Silva De Oliveira Não deve ser informado especificamente a “receita” na DEFIS. Essa informação é enviada mensalmente no PGDAS.
Boa noite Ricardo.
Matheus está correto nas ponderações.
Vale lembrar, que você deve sempre se precaver, no que tange a responsabilidade do cliente. As vezes, o cliente faz alguma coisa que não é o correto, que você deve orientar, mas não assumir a responsabilidade.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.