DeSTDA (DIFAL)

DA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá!
    Estou com uma empresa que era do PR, e em janeiro mudou para SC, porém transmiti das DeSTDAs de janeiro a março no PR, tem como eu corrigir esse erro? Pois na app do Sedif não estou conseguindo alterar o cadastro.

Desde já agradeço!

3 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Dayane, tudo bem?

Essa é uma situação um pouco complexa.

Quando uma empresa muda de estado, é necessário:

1. Encerrar a inscrição estadual na UF de origem (PR).

2. Solicitar nova inscrição estadual na UF de destino (SC).

Mas se a empresa já estava com inscrição ativa em SC desde janeiro, então as DeSTDA a partir de janeiro deveriam ter sido transmitidas por SC, mesmo que o sistema ainda não estivesse atualizado.

Como você enviou as declarações pelo PR por engano, entendo que o correto agora seria:

1. Verificar a data exata de início da IE em SC

• Confirme se a IE em SC foi deferida antes ou a partir de janeiro de 2025.

• Se a IE em SC começou a valer já em janeiro, as DeSTDA a partir dessa data deveriam ter sido por SC.

2. Regularizar no PR

• Como transmitiu indevidamente janeiro a março no PR, oriento consultar diretamente a Receita Estadual/SEFAZ-PR se há procedimento interno para cancelamento dessas transmissões.

3. Transmitir corretamente em SC

• Baixe o SEDIF-SN novamente e crie um novo cadastro para o estado de SC.

• Transmita as DeSTDAs de janeiro a março com o UF de destino correto (SC).

• Caso o sistema esteja bloqueando a alteração de UF, você pode tentar excluir o cadastro atual no aplicativo e cadastrar do zero com a inscrição estadual de SC.

4. Mas em resumo, te recomendo também abrir um chamado no Sefaz-SC e Sefaz-PR para obter orientações formais sobre como proceder com a correção das declarações.

Espero ter ajudado!

DA
    🌱
    🌱 0 pts

Desculpe, não responder antes, ajudou bastante

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.