DÚVIDA SOBRE UM PRESTADOR DE SERVIÇO QUE É MÉDICO

PS
    🌱
    🌱 0 pts

Tem uma conhecida que vai se formar em medicina no final do ano de 2023, e terá 6 dias do ano que fará plantão! Como pessoa física mesmo e recebendo na conta de pessoa física, quando virar o ano essa pessoa abrirá o SN.
    A dúvida é: nesses 6 dias que ela trabalhar precisa declarar o IR no ano de 2024? e tem algum problema caso ela realize esse plantão sem ser PJ?

Ela também questionou se realizar doação de cesta básica, entra como despesa no IR?

Eu ainda não comecei a ver as aulas de DMED nem contabilidade médica, que são meu foco, mas gostaria de saber essas questões para poder dar um direcionamento melhor pra ela

Poderiam me ajudar? e caso tenha alguma coisa a mais que eu precise saber, poderiam me informar?

6 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Pamela

Ela só precisa enviar a Declaração de IRPF se enquadrar em umas das obrigatoriedades. Nesse caso, os 6 dias teria que ser acima de R$ 28.559,70 para se tornar obrigatório.

Infelizmente a doação de cesta básica não é dedutível do Imposto de Renda.

Espero ter ajudado.
    PS
    🌱
    🌱 0 pts
    Obrigada Mariana, ajudou simm!! 
    O valor pode entrar na conta dela de pessoa física mesmo ?
    PS
    🌱
    🌱 0 pts
    Olá Mariane

Eu tenho uma outra dúvida, se puder me ajudar

O irmão dessa moça que vai se formar, usa a conta da nubank da irmã dele e faz algumas movimentações, guarda dinheiro na conta dela, etc, porque ele vende produtos pela shoppe.
    Nesse caso, se esse valor na conta dela que está lá parado, somar com os valores que ela receber do plantão no final do ano chegar aos 28.559,70 ela precisa declarar IR?

É melhor que ela tire esse dinheiro da conta dela? Ou não tem problema 
    MF
    🌱
    🌱 6 pts

É preciso ter cuidado com essas movimentações. Pois se esse valor que entra, independente se sai logo ou fica guardado, for valores que entra na obrigatoriedade de recolhimento do imposto, sua cliente terá que declarar.
    A melhor opção é não emprestar a conta, pois hoje às informações é tudo interligada e a fiscalização mais completa e rápida, e ela pode ser tributada por rendimentos ganho por outra pessoa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.