DÚVIDAS SOBRE O CARNÊ LEÃO

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Prezados, boa tarde!

Estou assessorando uma psicóloga em relação ao carnê leão, e uma de suas pacientes solicitou o recibo retroativo referente aos últimos 6 ou 12 meses para abatimento do imposto de renda. Tento em vista essa mudança para o recibo digital, seria possível realizar a emissão com um prazo tão retroativo assim?

Outra dúvida sobre o carnê leão, para as despesas dedutíveis, é recomendado que haja uma comprovação dos pagamentos realizados ou podemos somente lançar os valores junto ao sistema. Obviamente, valores reais e condizentes aos pagos pela minha cliente.

9 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (9)

SP
    🌱
    🌱 0 pts

Também gostaria de saber

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Laine

É um direito do cliente a sua comprovação para abatimento do Imposto de renda. Como se trata de carnê leão, e não uma empresa que precisa emitir Nota Fiscal, é possível emitir os Recibos para a cliente que solicitou, mas terá que retificar os valores lançados no carnê leão.

E precisa da comprovação das despesas, pois a Receita pode solicitar para verificação.

Espero ter ajudado.

LS
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura Mariane, e qual a forma correta de fazer a emissão desses recibos retroativos pelo + Saúde? Emite o recibo com valor integral aos meses anteriores e especifica as datas retroativas na descrição?

Sobre os comprovantes, devo instruir meu cliente a montar uma pasta com todas as faturas de contas de água, luz, cursos, NFE etc? Gostaria de entender melhor na prática como proceder.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Laíne Silveira O retroativo você irá fazer no modelo de Recibo comum, basta ter os dados do Cliente e do Profissional.

A obrigatoriedade do + Saúde começou a partir de Janeiro/2025.

Sim, recomende que tenha tudo guardado pelo prazo de 5 anos, após isso, pode descartar a documentação.

Espero ter ajudado.

LS
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura E qual a forma correta de emitir o carne leão após a emissão desses recibos com data retroativa?

Lanço Normalmente o valor total da receita especificando a data e apuro uma guia ?

LS
    🌱
    🌱 0 pts

Poderiam me ajudar a compreender a dúvida acima, por favor.

MF
    🌱
    🌱 6 pts

@Laíne Silveira Você vai lançar esses recibos nos respectivos meses no carnê leão, lançando de acordo com a data da emissão. Como é retroativo, a guia, se gerar imposto, vai sair com juros e multas.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.