E-BEF

VS
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, boa tarde.

Na empresa onde trabalho, estamos obrigados ao envio da E-BEF (Informar Beneficiário Final à Receita Federal) a partir de 2026.

Atualmente, temos dois sócios pessoas físicas que detêm 70% de participação e um sócio pessoa jurídica (CNPJ) com 30%.

Minha dúvida é em relação a esse CNPJ: nesse caso, devo informar a pessoa jurídica ou as pessoas físicas que estão por trás dessa participação de 30%?

Alguém que já tenha realizado o envio dessa declaração poderia me orientar, por favor?

Obrigada.

Vanessa.

3 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Bom dia Vanessa!

Pelo pouco que sei, o objetivo do e-BEF é identificar a pessoa natural que, em última instância, possui, controla ou influencia significativamente a entidade, não se limitando apenas aos nomes constantes no contrato social.

Logo, seria necessário a informação dos sócios sim. Sugiro sempre buscar a legislação pertinente para ter uma base legal, e um respaldo jurídico.

Espero ter ajudado.

JR
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde! Vanessa você conseguiu fazer? Estou tentando acesso com o certificado da empresa e fala que precisa ser com o CPF. Estou na duvida se eu coloco todos os sócios.

VS
    🌱
    🌱 0 pts

@Jessica Rodrigues Rocha Olá Jéssica,
    Eu ainda não fiz.
    Mais estava aparecendo essa mesma mensagem para mim.

Tenta acessar pelo certificado e-CPF dó sócio (representante legal) e quando acessar você procura pela opção: Representar.
    Inserir o CNPJ da empresa que deseja fazer a declaração.
    Dessa forma foi a única maneira que habilitou para incluir os sócios.
    Pelo que entendi precisa sim incluir todos os sócios que controlam ou possuem influência significativa na empresa.
    Achei um manual que está me ajudando bastante, vou deixar aqui para você também.

manual_ebef_v01_final.pdf

Me avisa se der certo a sua.

Espero ter ajudado.

Vanessa.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.