Olá Eduardo, não seria possível solicitar ao cliente para identificar numa planilha as informações sem documentos? Caso você consiga, essa planilha pode ser considerada como documentação hábil. Pelo menos entendi assim, conforme a ITG 2000, que fala que podemos usar documentos de origem interna, essa planilha seria tipo o financeiro.
Em caso de contabilidade duvida para SN
Estou fazendo o encerramento contabil do meu cliente que inciou comigo em Junho...porém todos os meses eu verifiquei que ele repassou uma boa Parte da PJ para PF...como a contabilidade não esta 100% por omissão de alguns documentos, estou pensando em fazer a distribuição de lucro por presunção, porém acho arriscado também enviar a REINF e depois DEFIS... outra opção seria declarar apenas o valor do pro labore na DEFIS e no IRPF do ano que vem para não chamar atenção. E a partir do ano que vem fazer alteração no contrato social e informar a REINF mensal como ele tem feito....Mas nesse ano nao sei oque fazer o que me sugere ?
Sei que todas opções apresenta riscos…rs
Respostas da Comunidade (2)
Boa ideia Dyelle, porém o contrato social dele não esta claro que possa fazer adiantamento de lucro, dai fazer a DL dele pela contabilidade regular e dar problemas para esse cliente, estava pensando na opção de fazer a DL conforme presunção e anexar a contabilidade regular para casos de fiscalização, pois os valores não são tão elevados assim…a DL pela contabilidade regular esta dando um valor de 40.000,00 por presunção de 30.000… Ou seja o valor não seria tão divergente assim
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.