Bom dia, isso mesmo a receita da imobiliária é as taxas administrativas.
Portanto ela emite as notas ref. a esses valores e vai ser tributada sobre o valor total das taxas!
Emissão de NF de Imobiliária
Boa noite!
Preciso de auxílio dos colegas.
Recentemente comecei a atender uma imobiliária em início de atividade, na qual recém iniciou suas atividades e o sócio me questionou sobre a emissão de notas fiscais e posteriormente a tributação dos serviços.
No meu entendimento, a emissão de notas fiscais por parte da imobiliária se refere ao valor retido pela prestação do serviço de intermediação do aluguel, sendo o tomador do serviço o proprietário e portanto o imposto a pagar deveria ser em relação a essa nota fiscal, mesmo que o valor integral do aluguel caia na conta da imobiliária e os pagamentos e repasse ao proprietário seja feita em transações na conta da imobiliária.
Estou certo em meu entendimento?
Desde já muito obrigado pelo auxílio.
Respostas da Comunidade (6)
Olá Gabriel,bom dia;
Você está correto em seu entendimento. A emissão de notas fiscais pela imobiliária deve refletir o valor dos serviços de intermediação do aluguel, e o tomador do serviço é o proprietário do imóvel.
Espero ter ajudado
@Edilene Ribeiro Muito obrigado pelo retorno.
Sobre a circulação dos valores na conta PJ da empresa, para o pagamento das despesas como água, condomínio e etc, pelo serviço administrativo prestado, não há problema então? Só fazer o registro das receitas e despesas de terceiros na escrituração?
@Gabriel Lisboa Bianchin Exatamente! Não há problema em utilizar a conta PJ da empresa para o pagamento de despesas como água, condomínio e outras relacionadas ao serviço administrativo prestado. O importante é manter uma boa organização contábil, registrando corretamente todas as receitas e despesas de terceiros na escrituração contábil da empresa.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.