Emissão Nota Fiscal

S
    🌱
    Silvia
    🌱 0 pts

Olá, colegas. Boa tarde!

Tenho alguns clientes com dificuldade na hora de emitir notas fiscais e gostaria de saber como vocês lidam com isso. Existe alguma legislação que trate mais especificamente desse ponto?

Por exemplo:

• Alguns prestadores de serviços emitem as notas no final do mês, conferindo o extrato bancário para checar valores e nomes dos clientes.

• Já no comércio, também vejo casos em que fazem dessa mesma forma.

A dúvida é: esse procedimento pode gerar algum problema ou é uma prática comum?
    As empresas em questão estão no Simples Nacional e são ME.

Gostaria de entender como vocês têm feito na prática, para que eu possa orientar melhor.

2 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá silvia

Sim, é comum algumas empresas emitirem notas apenas no fim do mês, cruzando com extratos. Mas isso é mais um jeitinho operacional do que uma prática correta. O problema é que, com a fiscalização cada vez mais digitalizada (SPED, cruzamentos bancários e notas eletrônicas), essa prática pode gerar autuações.

Na prática, é aconselhável orientar seus clientes a:

1. Emitir a nota fiscal no momento da venda ou prestação do serviço.

2. Utilizar sistemas de gestão para facilitar o controle e emissão de notas.

3. Manter um registro diário das vendas e serviços prestados.

Pois corre riscos, como:

1. A Receita ou Prefeitura identificar que os recebimentos não batem com a emissão de notas,assim pode autuar a empresa.

2. Problemas com clientes: Muitos clientes (especialmente pessoas jurídicas) exigem a NF na data do pagamento ou do serviço para dedutibilidade ou controle interno.

3. Multas: Municípios e estados podem aplicar multas por atraso ou falta de emissão.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.