Olá George, boa noite.
Ambos os casos além da segregar as receitas, na emissão da nota fiscal deve ser informada a exportação de mercadoria e serviços.
Espero ter ajudado
Exportação de mercadorias e serviços.
Boa tarde. Tenho duas dúvidas, porém são similares, então vou fazer as duas em um só post:
1) Um cliente, optante pelo Simples, do segmento de comércio varejista (tem uma plataforma de e-Commerce e vende pacotinhos de cafés especiais, que ele compra dos produtores locais, com nota), e ele têm algumas vendas para os EUA, por exemplo. Teria algum problema de ele fazer isso? Na hora de eu apurar o PGDAS dele, colocaria no campo pertinente de Vendas para o Exterior, essas receitas que seriam vendidas para os EUA. Até onde eu sei seria isso. Teria que fazer algo mais?
2) A segunda dúvida é exatamente como a primeira, porém com serviços. Um cara quer abrir uma empresa de TI. Porém, apesar de ele ser brasileiro, ele mora nos EUA. Eu abriria a empresa aqui, considerando que ele mora aqui. Mas não é esta a dúvida.
A questão é a seguinte: ele vai querer prestar serviços para o exterior.
Considerando que ele também seria uma empresa optante pelo Simples Nacional, ele pode prestar serviços para fora? Caso sim, o que eu teria que fazer, além de segregar essas receitas nos campos pertinentes na apuração do PGDAS, similar ao caso acima?
Obrigado desde já!
Respostas da Comunidade (3)
@Edilene Ribeiro Edilene, Entendi.
Quando você diz que na emissão da nota “deve ser informado”, isso quer dizer que no caso da nota de saída de mercadorias, teria que ir com o CFOP com o início 7, correto? Se sim, teria algo mais a discriminar na nota?
E quanto à nota de serviços? Como ficaria esta discriminação? Pois nunca vi campo pertinente para isso, nas plataformas das Prefeituras, na emissão de notas de serviços.
Obrigado desde já!
@George Weber Calmon Khede Você está correto . Além disso, é importante discriminar detalhadamente os produtos, quantidades, valores unitários e totais, além de outras informações pertinentes, como o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e a alíquota de ICMS.
Quanto às notas fiscais de serviços, a discriminação pode variar conforme a plataforma da Prefeitura. No caso por exemplo de SP, selecionamos a opção exportação de serviço antes de iniciar a nota, assim aparecerá a informação na nota final.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.