Fabricação e venda de andaimes / arquitetura

LO
    🌱
    🌱 0 pts

Comecei a atuar como contadora.

Meu primeiro cliente fábrica andaimes pra vender.

Preciso saber quanto de imposto ele vai pagar na fábricação e na venda dessas peças.

Onde eu pesquiso esses tipos de dúvidas pois minha segunda cliente é arquiteta e ela tbm tem essas dúvidas da tributação. Quanto ela e o seus clientes pagaram.

Podem me ajudar?

1 respostas14 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Luciana, tudo bem?

Sobre a tributação na fabricação e venda de andaimes, assim como na prestação de serviços de arquitetura, o valor do imposto que o cliente vai pagar depende muito do regime tributário escolhido pela empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real).

No Simples Nacional, os impostos são pagos em guia única (DAS), com alíquota aplicada sobre o faturamento. A fabricação de produtos geralmente entra no Anexo II e serviços de arquitetura no Anexo III ou V, variando conforme o fator R.

No Lucro Presumido, os tributos são calculados sobre uma margem de presunção da receita (por exemplo, 8% para indústria). A carga tributária gira em torno de 13% a 16%, incluindo IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ICMS ou ISS.

No Lucro Real, os impostos são apurados com base no lucro efetivo da empresa. É um regime mais detalhado e vantajoso para empresas com margens de lucro baixas ou muitos custos dedutíveis.

Por isso, é fundamental fazer um planejamento tributário para analisar o perfil do negócio e entender qual regime traz mais benefícios e economia fiscal.

Para ajudar você a tirar essas dúvidas e orientar melhor seus clientes, recomendo que conheça nossos cursos, principalmente o de planejamento tributário, onde explicamos esses temas na prática, com exemplos específicos para diferentes tipos de negócios:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/234786-planejamento-tributario

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.