Fator R

TL
    🌱
    🌱 0 pts

Me tira um dúvida por favor, para o cálculo do fator R é considerado a data do pagamento da folha? Não seria a competência? Já que a apuração da empresa é por regime de competência?

Estou perguntando pq meu sistema está puxando a folha no cálculo do Simples pela data do pagamento pela data de pagamento e não pela competência.

3 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thaynã, tudo bem?

O correto é considerar a competência, e não a data de pagamento. Sugiro que verifique a configuração do seu sistema, pois provavelmente ele não está configurado corretamente para puxar as informações com base na competência.

Espero ter ajudado.

TG
    🌱
    🌱 33 pts

Olá Thaynã, tudo bem?

Só complementando aqui: Ao apurar o Fator R de abril, você considera:

• As receitas recebidas em abril

• E os valores pagos da folha em abril, que normalmente são da competência março

Então, se o sistema está puxando a folha pela data de pagamento, eu entendo que pode está certo (porque você preenche as folhas anteriores) desde que seja para cálculo do Fator R. Mas confirme com seu suporte do sistema.

Vou deixar o link da nossa aula sobre fator R onde a professora sugere o uso da planilha (que está em anexo da aula) para poder te auxiliar melhor:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/236228-rotina-pratica-para-empresas-do-simples-nacional/4684018-fator-r

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.