Fator R

ET
    🌱
    Eliene Torres
    🌱 0 pts

Preciso de orientação, empresa era Mei 2025, faturamento de 40.000 anual

Transformada para anexo 5 do simples nacional, desenvolvedor de software.

Mês de janeiro sem faturamento

Mês fevereiro 11.500,00 faturamento mensal

A minha pergunta é como faço para ela entrar no fator R, porque se eu colocar a RBT12 do Mei não dá o 28% de folha, porque quando era Mei não havia folha, janeiro e fevereiro não teve pró-labore, agora em março vou fazer o pro labore de 3.220,00.

É obrigado a informar a RBT12 do Mei ou não?

4 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa noite!

Conforme o próprio sistema solicita a informação, é obrigatório informar a RBT12 sim. E você vai precisar fazer a folha dos últimos 12 meses até bater os 28%, visto que no MEI, não é permitido a maior parte (se não todas) das atividades enquadradas no anexo 5.

Espero ter ajudado.

ET
    🌱
    Eliene Torres
    🌱 0 pts

@Marcos Faria então nesse caso vai ter que ficar no anexo 5 até atingir a folha de pagamento de 28%?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Eliene Torres Sim
    Ou não faturar (rsrs).

Infelizmente não tem muito o que se fazer neste caso. Pode ser mais vantajoso encerrar o MEI e abrir um novo CNPJ pra colocar no anexo 5, do que simplesmente desenquadrar.

ET
    🌱
    Eliene Torres
    🌱 0 pts

@Marcos Faria ele já não está no Mei, já fiz o desenquadramento em janeiro para LTDA.

Em janeiro não fiz pgdas e nem pro labore porque era competência de dezembro

Em fevereiro faturamento de 11.500, fiz o pgdas zerado porque é competência de janeiro sem faturamento e tbem fiz o e social zerado

Agora em março preciso fazer o Pgdas do faturamento de fevereiro e o e-social

A minha dúvida é esse faturamento de 11.500 consigo fazer ele cair no fator R de 6%, tendo em vista que não fiz o pro labore de janeiro e nem de fevereiro?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.