Galera boa tarde tudo bem? Estou com uma duvida que esta me corroendo. Faço a escrituração de uma empresa do lucro real, então obrigatoriamente ela é feito por regime de competência. Porém agora com a mudança do REINF as informações referente o registro

NS
    🌱
    🌱 0 pts
    5 respostas3 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

NS
    🌱
    🌱 0 pts
    registro R400 que precisa ser levado as informações referente as retenções de PIS/COFINS/CSLL e IR que são por regime de caixa. Houve um ajuste no meu sistema contábil que a escrituração desses impostos somente ocorrerá após o pagamento da Nota Fiscal? Está correto? Por mais que as retenções são regime de caixa. O correto não seria eu escriturar as retenções e contabilização dos impostos ser no momento no lançamento da Nota Fiscal? E eu me creditar dessas retenções somente após o pagamento ao fornecedor?

ER
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Natalia, boa noite.
    A REINF ainda  deixa  tudo muito confuso.  Mas  por regime de caixa, na REINF não há necessidade de informar a que nota se refere, apenas as retenções e a base da retenção. Contabilmente é necessário reconhecer essa competência, obedecendo o Princípio Contábil da Competência. 
    Espero ter ajudado.
    NS
    🌱
    🌱 0 pts
     Entendo assim também, como houve a mudança já no meu sistema, se não conseguirem voltar para a versão anterior, estou analisando, talvez eu faça uma conta transitória para a escrituração dos impostos na entrada da NF (Competência) e após o pagamento faço esse lançamento dos impostos a recuperar.

NS
    🌱
    🌱 0 pts
     Em qual momento eu devo contabilizar os impostos retidos? No momento da Nota Fiscal? Devido ao REINF meu sistema mudou a contabilização, vai contabilizar os 4,65% somente após o pagamento ao meu fornecedor, porque o fato gerador para os 4,65% ocorre no pagamento. Mas como a contabilidade é regime de competência entendo que as retenções deveriam ser contabilizadas no momento da Entrada da Nota Fiscal

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.