Bom dia, Eduardo.
Os produtos ST e monofásicos neste cenário são informados na NF de compra por tratar-se de revenda;
Ao consultar o XML, será apresentado nos CSTs desses itens.
Incidência monofásica de PIS e COFINS e ICMS ST
Na aula do SIMPLES NACIONAL a professora Luana fala muito sobre mercadoria com ST mercadoria MONOFASICO e minha duvida é o que é mercadoria com ST e monofásico?
Isso aparece na nota fiscal ? essas receitas para apuração aparece apenas na nota fiscal ?
comprei mercadoria com ST e vendi para consumidor final como que fica na apuração do PGDAS, achei muito confuso a aula, pois na minha nota fiscal nao vai aparecer o ST
Nesse exemplo vimos uma empresa que vendeu 54 mil monofasico e 32 mil ST (aonde eu encontro o que é ST na nota e o que é monofasico) no caso de um supermercado ? seria na venda da nota fiscal ou na entrada?

Respostas da Comunidade (9)
Perfeito Paulo, outra duvida é, quando recebo os XML aonde eu eu lanço eles para poder vizualizar a nota ou em qual sistema coloco esses arquivos ?
@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Esse lançamento será feito no seu sistema Contábil.
@Mariane Fontoura nesse caso o proprio sistema gera tbm se tem direito a restituir o ICMS ou esse calculo preciso fazer manual na hora de gerar o DAS?
@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Sistemas Contábeis.
Sugestões: Domínio, Calima, Alterdata...
Olá Eduardo
ST é referente ao ICMS recolhido anteriormente. Para saber se o produto é ST, atualmente olhamos para o CFOP da operação. Ao adquirir a mercadoria ela vem com o Seguinte CFOP 5403, e na hora de vender vai sair com CFOP 5405 - considerando que é uma operação estadual.
Produtos Monofásicos é relacionado ao PIS e COFINS pagos pelo primeiro da cadeia, ou seja a indústria. Nesse caso, não olhamos para o CFOP mas sim para o NCM. Para saber quais produtos são Monofásico, temos a lista que pode ser baixada o portal do SPED fiscal. Deixarei o link abaixo.
Para ambas as operações, o sistema do cliente precisa estar parametrizado, para quando for importado já venha com essas informações segregadas.
Recomendo também que veja as aulas sobre ICMS para entender como funciona a cadeira,ou seja, sua tributação e também sobre PIS e COFINS.
http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/5786
Espero ter ajudado.
@Mariane Fontoura Poderia me passar o link das aulas ICMS, muito obrigado pela explicação me ajudou bastante !
@Eduardo Noronha Villela Paranaíba Segue o link:
https://alunos.contabilidadefacilitada.com/69678-icms-teoria-e-pratica
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.