Olá Thamiris, boa tarde.
Você pode utilizar o saldo acumulado para compensar outros tributos federais. Isso pode ser feito através do programa PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação) da Receita Federal. Esse procedimento permite que você utilize o crédito de INSS para abater outros impostos devidos, como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.
Verifique se a retenção de INSS está sendo feita corretamente. Às vezes, erros na aplicação das alíquotas ou na base de cálculo podem gerar saldos acumulados indevidamente.
Espero ter ajudado
INSS na OBRA
Hoje tenho cliente que o código dele de serviço é 702, então retém INSS 11%, hoje a folha com INSS funcionários + pro labore + 20% fica em uma média de R$ 1.200,00, e as notas emitidas com retenção de INSS está dando em média de R$3.000,00, ele está com saldo acumulativo mais de R$ 10.000,00, estou achando um saldo muito alto.
Teria algo a fazer nesse caso?
Respostas da Comunidade (3)
Vou te enviar uma NF para verificar, estou preocupada com este saldo alto acumulado. O código de serviço 705 também retém INSS?
Pavidez 3.pdf@Thamiris Prado É isso mesmo. Ambos os códigos de serviço 7.02 e 7.05 estão sujeitos à retenção de INSS. A empresa contratante deve reter 11% do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços e recolher essa quantia à Previdência Social.
Conforme a Lei nº 12.546/2011 Empresas beneficiadas pela desoneração devem reter 3,5% do valor bruto da nota fiscal para atividades específicas, como construção civil.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.