INSS na OBRA

TP
    🌱
    🌱 0 pts

Hoje tenho cliente que o código dele de serviço é 702, então retém INSS 11%, hoje a folha com INSS funcionários + pro labore + 20% fica em uma média de R$ 1.200,00, e as notas emitidas com retenção de INSS está dando em média de R$3.000,00, ele está com saldo acumulativo mais de R$ 10.000,00, estou achando um saldo muito alto.

Teria algo a fazer nesse caso?

3 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thamiris, boa tarde.
    Você pode utilizar o saldo acumulado para compensar outros tributos federais. Isso pode ser feito através do programa PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação) da Receita Federal. Esse procedimento permite que você utilize o crédito de INSS para abater outros impostos devidos, como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.
    Verifique se a retenção de INSS está sendo feita corretamente. Às vezes, erros na aplicação das alíquotas ou na base de cálculo podem gerar saldos acumulados indevidamente.
    Espero ter ajudado

TP
    🌱
    🌱 0 pts

Vou te enviar uma NF para verificar, estou preocupada com este saldo alto acumulado. O código de serviço 705 também retém INSS?

Pavidez 3.pdf
    ER
    🌱
    🌱 6 pts

@Thamiris Prado É isso mesmo. Ambos os códigos de serviço 7.02 e 7.05 estão sujeitos à retenção de INSS. A empresa contratante deve reter 11% do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços e recolher essa quantia à Previdência Social.

Conforme a Lei nº 12.546/2011 Empresas beneficiadas pela desoneração devem reter 3,5% do valor bruto da nota fiscal para atividades específicas, como construção civil.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.