Olá! Boa tarde Nataly.
Para que possamos entender o seu caso preciso que mande junto a foto do informe para podermos analisar mais atentamente.
Aguardo seu retorno.
Bom dia!
Minha primeira declaração e estou com dúvida se estou fazendo corretamente. O cliente só tem uma fonte de renda que é empresa na qual ele trabalha, que retém Imposto de renda normalmente. Foram recebidos alguns poucos rendimentos isentos e tem 3 dependentes e várias deduções com instrução e médicas. Ainda assim está gerando valor a pagar de imposto.
No informe da empresa no total de rendimentos tributáveis, a poupança PGBL está inclusa nesse valor? Acho que não estou sabendo ver o informe. Em uma das aulas optei por retirar o valor de PGBL já que segundo o Gabriel disse que não era obrigado a declarar, apenas no resgate desde que o cliente fosse orientado claro. Mas aí preciso alterar algum valor informado pela empresa? Preciso subtrair o valor da PGBL dos rendimentos tributáveis do informe ou não precisa? Ou apenas excluo o valor da ficha pagamentos efetuados? A única coisa “diferente” que acredito ser motivo de estar gerando imposto a pagar é isso…Poderia ajudar?
Olá! Boa tarde Nataly.
Para que possamos entender o seu caso preciso que mande junto a foto do informe para podermos analisar mais atentamente.
Aguardo seu retorno.
@Karine Kuhn Karine, obrigada por responder!
Ele só tem essa fonte de renda. Enviei também a prévia da declaração para você verificar as deduções.
Está com imposto a restituir apenas se eu colocar a PGBL mas se eu não colocar, da 896 a pagar! Estou achando muito estranho. Ele pagou 617 de imposto de renda parcelado ano passado referente a declaração ano calendário 2022. Preciso colocar esse valor em algum lugar?
Verifiquei que ele não informou ano passado e nem nos anteriores as restituições de IR que recebeu também.

@Nataly Dias Soares De Siqueira O PGBL é dedutível do imposto a pagar, por isso no caso da declaração completa vale apena informar, só não esqueça de informar também na ficha de bens e direitos.
Sobre o valor pago no ano passado não precisa declarar.
no ano passado ele já tinha PGBL?
@Karine Kuhn Tem que informar em bens e direitos também? Ai meu Deus! Ano passado ele tinha sim, vi que na declaração anterior (ref 2022) tinha mais de 1.000,00 que ele pagou a PGBL mas também não foi informado em bens e direitos não.
Eu lancei assim assistindo a aula de PGBL, o Gabriel disse que era só lançar o pagamento que fez no ano anterior e que lançaria em bens apenas se fosse VGBL. Então tenho que pedir a ele todo o extrato dessa previdência para ver quanto que tem lá no total?
Mas minha dúvida master por assim dizer é porque está gerando imposto a pagar já que lançar PGBL é opcional e principalmente porque ele tem apenas uma fonte de renda que recolhe mensalmente. Teoricamente não era para gerar imposto certo?
Quanto as restituições de anos anteriores não preciso me preocupara té porque teriam que ser lançadas nos respectivos anos. Mas ano que vem por exemplo se ele dizer comigo, vou ter que lançar o valor a restituir que gerou esse ano lá em rend isentos?
@Nataly Dias Soares De Siqueira Desculpe, sobre a ficha Bens e direito foi um engano meu, é apenas VGBL que é necessário informar, o PGBL é informado apenas no resgate.
O imposto a pagar gera porque apesar de ter sido feito a retenção mensalmente ela segue uma regra mensal, já a declaração de ajuste anual serve para equalizar os valores anualmente, por exemplo um vendedor tem meses onde a retenção vai ser menor devido a suas comissões, mas ao fazer a médio o valor é maior a pagar.
Ano que vem se você for declarar você informa a restituição em rendimentos isentos.
Apenas para esclarecimento geralmente a pessoa que recebe salários altos acaba pagando mais do que restituindo a não ser que tenha uma demanda de despesas dedutíveis boa.
Espero ter ajudado, e me desculpe pela informação anterior incorreta.
@Karine Kuhn Tudo bem Karine, acontece!
Entendi tudo e estou mais tranquila rsrs, porque se tivesse mais fontes de renda eu imaginaria que seria pelas alíquotas mensais separadas em cada uma mas como peguei esse caso logo primeira vez, fiquei com medo! Só ficou uma duvidazinha a respeito da PGBL mesmo que vc disse que só lança no resgate. No caso esse valor aí que aparece no informe da empresa é o que ele pagou ou que rendeu? Desculpe, primeira vez que leio um informe rsrs
Baseando pela declaração anterior, é o que ele pagou a previdência complementar e se fosse para abater no imposto a pagar seria esse mesmo a ser lançado neh, o que ele pagou e não o que rendeu, certo?
@Nataly Dias Soares De Siqueira isso mesmo, esse é o valor que ele pagou, e você pode lançar o valor integral que ele vai ser deduzido do cálculo.
É normal quando pegamos a primeira declaração ver dados que nós assustam, principalmente valores altos.
Espero ter ajudado.
Boa sorte com os seus primeiros trabalhos, muito sucesso na carreira.
@Karine Kuhn Muito obrigada eu pela ajuda!!! Ele disse que está me indicando aos amigos rsrs!😃 Ai graças a Deus e a vocês posso enviar a ele agora. Deus abençoe😉!
@Nataly Dias Soares De Siqueira amém hehe boa sorte com os trabalhos viu te desejo sucesso!
@Karine Kuhn Karine. bom dia! Tudo joia?
Está constando pendência devido 2 divergências da declaração. Uma sobre rendimentos de dependentes declarados (0) e informado por outras fontes, porém o cliente não se lembra, diz que os dependentes não receberam nada. Isso é comum? Como faço para saber que fonte pagadora é esse que informou rendimentos deles?
A outra é sobre a própria relação de dependência mas nese caso desconfio que seja porque ele pediu para deixar exatamente como a declaração anterior e nela diz que os dependentes não moram com ele, nesse caso não caracterizaria a guarda concorda? Foi um acordo “de boca” entre ele e a mãe e ela não coloca o filho como dependente para ele poder colocar e deduzir várias despesas dedutíveis claro mas sem formalização judicial.
Poderia me ajudar? Sugerir como proceder nesse caso?
@Nataly Dias Soares De Siqueira Olá! Bom dia.
Tudo joia e por ai?
Sobre os rendimentos, seria interessante ver a idade deles e se possuem conta gov, através do GOV é possível ver algumas informaçoes.
Dependendo da idade do dependente pode ser rendimento de estagio, ou apenas rendimentos de conta poupança.
Lembrando que quando existe dependente todas essas informações são necessárias.(saldo no banco)(rendimento de poupança)(bens).
O fato de não morar com ele não impede de ser colocado como dependente, o que pode ter acontecido é a mãe acidentalmente ter colocado como dependente, ou dependendo da idade por exemplo maior de 18 anos ter (casado).
Lembrando que o rendimento tributável máximo que um dependente pode receber é R$22.847,76.
Espero ter ajudado!
@Karine Kuhn Aqui estou indo bem e me surpreendendo rsrs
A esposa dele tem rendimento sim porém ele me disse que não tinha porque são inferiores ao teto anual rsrsrs
Descobriu que a ex colocou o filho como dependente, além disso tem uma conta bancária no cpf. Eu perguntei tudo no início 😒
Obs: Tinha me dito que o acordo era de não colocar rsrsrs
Enfim…esclareci tudo para ele!
Ah sobre a guarda bem que achei estranho porque se não pudesse colocar, a receita não daria essa opção neh? Mas uma aula, o Gabriel diz que o entendimento da receita é de que quem tem a guarda, o que caracteriza morar junto é quem pode colocar como dependente.
Obrigada por me lembrar do máximo tributável!
Oii
Normalmente é isso mesmo quem é dependente mora junto, mas existe casos onde filho estuda, em outra cidade e mora sozinho, mas ainda assim é dependente do pai, esse tipo de coisa hehe
Normal os cliente sempre fazem dessas hehe
mas que bom que descobriu.
Bom trabalho!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.