Lançamento Carnê-Leão (honorários)

OF
    🌱
    🌱 0 pts

Oi.

Gostaria de saber como lançar no carnê-leão os meu honorários (contador). Seria na categoria “Remuneração paga a terceiros, com vínculo empregatício, INSS e FGTS”?

Ficarei muito grato pela atenção e ajuda.

Att,

4 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa noite Osvaldo, como vai?

Os honorários que você se refere, são os honorários que você recebe na prestação de serviços contábeis?

Se sim, você deve informar na aba Rendimentos, especificando a data da receita.

Espero ter ajudado.

OF
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria Oi.

Muito obrigado por sua atenção e ajuda, mas creio que não fui claro na minha exposição. Deixa eu explicar melhor.

Eu sou contador de profissionais liberais/autônomos.

Eles me pagam honorários pelos serviços prestados mensalmente.

Até hoje nunca lancei os serviços que presto a estes profissionais no Carnê-leão deles.

Aí vem a dúvida de onde devo lançar os honorários que eles me pagam no Carnê-Leão deles. Ou seja, em qual categoria.

Procurei na lista sugerida no Carnê-Leão e a única categoria que me pareceu compatível foi a categoria de “Remuneração paga a terceiros, com vínculo empregatício, INSS e FGTS”.

Então a pergunta é se esta é a categoria correta para eu lançar os honorários que recebo no Carnê-Leão do cliente (profissional liberal/autônomo).

Escrevendo esta resposta me veio outra dúvida: os honorários que recebo são considerados como gastos dedutíveis?

Se puder me ajudar novamente, ficarei muito grato pela atenção e ajuda.

Att,

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Osvaldo De Freitas Gonçalves Filho Aah sim, perfeitamente.

Vamos lá.

No caso de quem está pagando, você deve preencher na a aba “Pagamentos”, que fica no menu ao lado esquerdo da página.

Ali, você cria um novo lançamento, e especifica as informações, como data, valor, etc. Esse gasto pode ser considerado dedutível no livro caixa do carnê leão. Ele não é dedutível diretamente na declaração, mas pode utilizar no livro caixa para abater como despesa.

Lembrando que quando fizer esse lançamento do pagamento de honorários para o seu cliente, a Receita Federal vai cruzar as informações que você também preencheu. Se você não preencher o seu carnê leão (se você atua como PF), você vai cair em malha fina ou omissão.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.