Lucro presumido Farmácias

SS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!

Fui procurada por um cliente para fazer os serviços contábeis da empresa lucro presumido (Farmácia), como ainda não tenho muita familiaridade com esse regime estou com muito receio.

Quais os pontos de atenção que preciso ter?

As obrigações que preciso entregar ?

Tem alguma particularidade por ser farmácia?

1 respostas7 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Silvia

Se você vai atender uma farmácia no Lucro Presumido, o principal cuidado não é o IRPJ e a CSLL (que são tranquilos: 8% e 12% sobre a receita, apuração trimestral). O maior ponto de atenção está no PIS e COFINS e no ICMS.

Na farmácia, muitos medicamentos são monofásicos. Isso significa que a indústria já pagou PIS e COFINS por toda a cadeia, e a farmácia vende com alíquota zero. Se o sistema não separar corretamente essas receitas, você pode acabar pagando imposto indevido. Esse é o erro mais comum.

Outro ponto crítico é o ICMS-ST. Em muitos estados, o ICMS dos medicamentos já vem retido na compra. Então a farmácia não destaca ICMS na venda desses produtos. É fundamental conferir se o estoque, as notas e o SPED estão coerentes com isso.

Você também precisa ter atenção com:

• Separação correta das receitas (monofásica, tributada normal, alíquota zero).

• Controle de estoque (perdas, vencimentos e CMV).

• Conciliação de cartões e convênios (PBM).

• Bonificações da indústria.

As principais obrigações serão: EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal), EFD-Contribuições, DCTF/DCTFWeb, ECD, ECF, eSocial e obrigações estaduais da sua UF.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.