Lucro Real

SC
    🌱
    🌱 178 pts

Pessoal, tudo bem com vocês?

Empresas de Lucro Real, pode aproveitar crédito de PIS e COFINS de empresas do MEI?

6 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa noite Suelem.

Isso vai depender da situação, do desdobramento da compra no caso.

Sugiro verificar a legislação para ter um embasamento legal sobre o seu caso:

Solução de Consulta Cosit nº 303, de 17 de dezembro de 2019.

Lembrando que haverá mudanças com a Reforma Tributária.

Espero ter ajudado.

SC
    🌱
    🌱 178 pts

@Marcos Faria Boa tarde! No meu caso é uma empresa que presta serviço de engenharia e temos muitos fornecedores que são MEI e simples Nacional (eu sei que simples não vai poder) que tem ligação na atividade da empresa. Estou sem saber, se podemos aproveitar crédito de pis e cofins e na Reforma Tributária, não vai poder fazer o MEI e o simples nacional só se a empresa optar a pagar CBS por fora da DAS.

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Suelem Cássia Neste caso, sugiro acompanhar as atualizações pertinentes a Reforma. Ainda vai ser divulgado e alterado muita coisa, relacionado a vários pontos.

Lembre-se, que é importante sempre buscar a legislação atual, para verificar a questão de produtos permitidos para determinado tipo de benefício.

Caso queira, temos a pós-graduação em Reforma Tributária, que vai trazer todos esses pontos assim que tiver novidade.

SC
    🌱
    🌱 178 pts

@Marcos Faria Obrigada! Já estou fazendo essa Pós Graduação. Comecei no final do mês de Fevereiro/26. O que eu sei, ainda não saiu a regulamentação sobre se realmente as empresas que antes não poderia aproveitar crédito de PIS e COFINS, vão poder aproveitar agora na reforma, pelo visto vai sair em abril/26. Eu sei que simples não, há não ser se ele vai optar a pagar IBS e CBS por fora. Como não sabemos a alíquota do IVA, estamos tratando os aproveitamentos de crédito como antes. Meu maior medo é colocar as empresas do MEI que tem mesma atividade desta empresa de Engenharia e depois ser fiscalizado pela Receita.

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Suelem Cássia Neste caso, sugiro abrir uma consulta, ou solicitar o atendimento na Receita Federal, para ter um respaldo maior, e te garantir para não dar problemas futuros. Infelizmente a nossa legislação é alterada com muita frequência, o que pode interferir no nosso dia a dia.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.