Maquininha de Cartão de Crédito

AF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, tudo bem? Tenho um cliente do regime do lucro presumido de venda de automóveis usados e novos, fizeram uma venda de R$ 90.000,00 no cartão de crédito, minha duvida é se isso entra na parte fiscal ou somente na contabilidade? Tem algum imposto sobre essa venda e a contabilização desse processo, como seria? Desde já agradeço.

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Aline, boa noite.
    A venda de R$ 90.000,00 no cartão de crédito deve ser registrada tanto na parte fiscal quanto na contabilidade. É importante emitir a nota fiscal correspondente à venda, que será utilizada para apuração dos impostos devidos.

Impostos sobre a Venda:

ICMS: A venda de automóveis novos e usados está sujeita ao ICMS. A base de cálculo do ICMS para veículos usados é a diferença entre o valor de venda e o valor de aquisição do veículo.

PIS e COFINS: No regime de lucro presumido, a base de cálculo do PIS e COFINS é a receita bruta da venda. As alíquotas são de 0,65% para o PIS e 3% para a COFINS.

IRPJ e CSLL: A base de cálculo do IRPJ e da CSLL é a receita bruta da venda, aplicando-se o percentual de presunção de 8% para o IRPJ e 12% para a CSLL no caso de venda de mercadorias.

Contabilização do Processo:

-Registre a receita de venda de R$ 90.000,00 no livro de receitas.
    -Calcule e registre os impostos devidos (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL) com base nas alíquotas e percentuais de presunção aplicáveis.
    -Registre o recebimento do valor no cartão de crédito, considerando as taxas cobradas pela administradora do cartão.
    Espero ter ajudado

AF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, Edilene! Obrigada

Neste caso, fiquei sabendo ontem que eles tinha maquinha de cartão vinculada ao cnpj, estão fazendo venda desde janeiro 2024, sendo assim, na emissão da nota de venda informar na observação que foi paga via cartão de crédito, e solicitar mensalmente o extrato da operadora da maquinha para compor na contabilidade, estou correta? Desde já agradeço.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.