Nota Fiscal Anexo II simples nacional

TR
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal!

Tenho um cliente MEI que trabalha com montagem de móveis, eles compram a madeira e fazem o móvel planejado. O faturamento deles tem aumentado, e eles me perguntaram: “Se eu fosse LTDA, quanto de imposto seria descontado da minha nota fiscal de valor 35 mil?”

Nunca atendi ME, somente MEIs. Assisti as video aulas mas ainda estou confusa.

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Thais

A Tributação de ME depende do regime tributário.
    No Regime Simples Nacional não tem desconto na Nota Fiscal, o imposto é recolhido através de Guia DAS após a apuração no Portal do Simples Nacional.
    O CNAE para essa atividade seria CNAE 3101-2/00 - Fabricação de móveis com predominância de madeira, que é tributada no anexo II como você mesma descreveu.

Esse anexo tem a alíquota inicial de 4,50%. Mas para chegar a alíquota efetiva, precisa encontrar a RBT12.
    Considerando que é MEI e nos últimos 12 meses Faturou no limite, ou seja, R$ 6.750,00, teria uma RBT12 de R$ 81.000,00, o que encaixaria essa empresa na primeira faixa, recolhendo as guias pela alíquota de 4.50%.

R$ 35.000 x 4,50% = R$ 1.575,00 - Esse seria o valor de imposto a recolher dessa empresa.

Recomendo o estudo do curso Simples Nacional na prática, vai lhe auxiliar nesse processo.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/124912-curso-pratico-de-simples-nacional-novo-formato

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/97342-apuracao-de-tributos-simples-nacional

Espero ter ajudado.
    TR
    🌱
    🌱 0 pts
     para o MEI qual tipo de nota fiscal devo emitir, se ele fabrica e instala o móvel planejado? NFS ou NFe?
    TR
    🌱
    🌱 0 pts
    Nossa muito obrigada, com essa simples explicação eu entendi como funciona. Muito Obrigada Mesmo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.