O pessoal o meu cliente pediu pra mim da baixa no MEI dele e abrir um CNPJ ME. Fiz uma apuração e vi que CNPJ estava INAPTO por omissões de declarações e tinham um monte de guias atrasadas. Posso regularizar o MEI, dar baixa e abrir o CNPJ ME?

DS
    🌱
    🌱 0 pts
    4 respostas2 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MF
    🌱
    🌱 6 pts
    Olá Diego, tudo bem?

Você pode regularizar as pendências e realizar o parcelamento dos débitos, caso não regularize as pendências com as guias, os valores da Dívida irá para CPF do sócio.

Após regularizar as pendências com as declarações, você consegue dar baixa no MEI e o valor dos DAS como falei irá ser cobrado na PF. Teria algum motivo para não transformar esse MEI em ME? Seguiria com mesmo CNPJ, regularizaria as Pendências, solicitava o parcelamento e solicitava a alteração Contratual.

Mas caso cliente prefira dar baixa e abrir outro CNPJ também é possível.

Espero ter ajudado ☺️
    DS
    🌱
    🌱 0 pts
     então MEI dele estava parado de 2019,2020,2021,2022 e 2023. CNPJ MEI dele estava INPTO e foi excluido do SIMPLES NACIONAL, e CNPJ MEI dele é de CURITTIBA/PR e ele mora atualmento em Mato Grosso. Mas tem como eu transformar o MEI  para ME  mesmo o CNPJ estando nessa situação? A divida aqui passa dos 3.000,00

MF
    🌱
    🌱 6 pts
     Entendi..
    Para fazer a alteração é preciso o CNPJ está Ativo. Nesse caso, entrega as Declarações pendêntes. Os débitos você pode fazer o parcelamento pelo CNPJ ou esperar ir para o CPF e parcelar também, ou pagar a vista rs.
    Após as declarações serem processadas, você solcita a baixa da empresa, ou faz a alteração Contratual de Transformação com mudança de endereço. 
    DS
    🌱
    🌱 0 pts
     Obrigado, você me ajudou muito

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.