Obrigações municipais

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá! Tudo bem?

Estou iniciando, tenho algumas dificuldades ainda. Agradeço desde já a atenção. Obrigada.

Tenho um cliente cujo CNPJ está ativo desde 12/12/2025. É uma empresa do Simples Nacional, Anexo III, com CNAE 95.11-8/00 (Reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos), não tem funcionários, apenas o próprio proprietário;

1 - Normalmente quais são as obrigações mensais e anuais municipais que precisarei entregar? Quais são os prazos? (Estou tentando contato com a prefeitura, mas estou com dificuldade).

2 - de 12/12 a 31/12 não houve movimento, prestação ou escrituração de serviço. Devo fazer algum procedimento? (O acesso ao site da prefeitura foi liberado recente e eles não aderiram padrão nacional).

3 - com relação a prestação, fiquei em dúvida entre qual é o serviço mais adequado ref. Lei complementar 116, 14.01 ou 14.02. poderiam me ajudar?

2 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Thamires, tudo bem?

É importante verificar diretamente com a prefeitura quais são as obrigações e os prazos, pois cada município possui legislação e sistema próprios.

De forma geral, quando a empresa está fora do Simples, os municípios costumam exigir declaração mensal de ISS/livro eletrônico, mesmo sem movimento (normalmente até dia 10 ou 15 do mês seguinte), e em alguns casos uma declaração anual de encerramento.

Mas a confirmação exata das obrigações e datas só pode ser feita conforme as regras do município onde a empresa está registrada.

Vou deixar o link do curso que acredito que irá te auxiliar.

Espero ter ajudado.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/124912-curso-pratico-de-simples-nacional

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira obrigada pela informação, esses são realmente o que eles exigem, consegui falar hoje, estavam faltando algumas configurações no site, o que impediu de achar as informações, mãe mas fizeram a correção no acesso do cliente.

Sobre a alíquota do município na lei municipal consta 2% de ISS, mas no caso de simples nacional não precisará reter certo? Pois já é recolhido no das.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.