Pedido de Isenção na RFB

MR
    🌱
    Mayara Reis
    🌱 0 pts

Bom dia!

Tenho um processo de pedido de isenção de Imposto de Renda, porém meu cliente tem duas fontes pagadores um do INSS e outra do RPPS, o INSS não aceita o laudo dele, porém o RPPS aceitou o laudo e já tem três meses que parou de reter na fonte o Imposto de Renda.

Minha dúvida é eu posso abrir o processo na receita federal, retificar as declarações, apenas referente aos proventos de aposentadoria do RPPS? e depois que entrar judicialmente no INSS, fazer esse processo novamente com o INSS? ou o ideal seria aguardar para fazer os dois juntos? pois o meu receio é que os anos estão se passando e os valores referentes aos 5 anos estão se passando.

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Mayara

Sim, você pode retificar as declarações apenas em relação aos rendimentos do RPPS, já que há respaldo legal.

Solicite também através de processo na Receita Federal a restituição dos valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos em relação ao RPPS.

Depois, quando obtiver decisão favorável em relação ao INSS, você faz nova retificação contemplando também esses rendimentos.

Obs. A Receita Federal só reconhece a isenção se o laudo médico for emitido por serviço médico oficial da União, Estados, DF ou Municípios.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.