planejamento fiscal

DA
    🌱
    🌱 0 pts

Tenho um cliente em pontecial que é médico e trabalha em 3 hospitais distintos atraves de plantões, ele me disse que os 3 hospitais recolhe os impostos através de pessoa juridica da própria clinica. Ele me ofereceu 1 hospital para trabalhar para ele, com finalidade de diminuir os impostos, neste caso especifico ele ganha aproximadamente 7.000,00 da clinica, o que eu faço para diminuir a carga tributária?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Davi, bom dia.
    Para reduzir a carga tributária do médico que recebe R$ 7.000,00 mensais de uma clínica hospitalar, o caminho mais eficiente é atuar como pessoa jurídica (PJ), em vez de receber como pessoa física. Isso porque a tributação para PJ costuma ser significativamente menor, principalmente quando se utiliza o regime do Simples Nacional ou o Lucro Presumido.
    Precisa verificar como está o contrato de trabalho, para um correto enquadramento.
    No Simples Nacional, se a empresa médica destinar pelo menos 28% do faturamento para folha de pagamento (incluindo pró-labore e INSS), pode se enquadrar no Anexo III, que tem uma alíquota inicial de 6%. Por exemplo, se o médico recebe R$ 7.000,00 por mês, pode definir um pró-labore de R$ 2.800,00 (40% do faturamento), pagando cerca de R$ 308,00 de INSS e R$ 420,00 de Simples Nacional, totalizando aproximadamente R$ 728,00 em impostos mensais. O restante do valor pode ser distribuído como lucro, que é isento de imposto de renda para o sócio.
    Outra alternativa é o Lucro Presumido, que pode ser vantajoso para faturamentos maiores. Nesse regime, a tributação efetiva pode ficar em torno de 6,68% sobre o faturamento, considerando o enquadramento como serviço hospitalar, o que também representa uma economia relevante em relação à tributação como pessoa física.
    Um bom planejamento tributário, precisa verificar o cenário completo, inclusive despesas operacionais.
    Espero ter ajudado

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.