(sem título)

JD
    🌱
    🌱 0 pts

Bom noite, trabalho no setor financeiro de uma empreiteira e gostaria de tirar uma duvida - sei que ao comprar os matérias para a obra é preciso da nfe e para prestação de serviço a nfs (independente deste prestador fornecer ou nao material ?!), e em relação a demais despesas ? (frete ; locações ; aluguel de prédio administrativo ; pagamento conta de agua do prédio adm ; pagamento plano de saúde dos sócios etc), estes tipos de contas (como funciona cada um deles ?) ao comprar material anexamos a nfe ao sistema, ao contratar uma mão de obra a nfs ou clt´s porem e estes demais exemplos ? posso apenas declarar a receita que os estou pagando e a emissão de notas deles não é responsabilidade minha ?

1 respostas6 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá João, boa noite.

Compreendi sua situação. Aqui estão algumas orientações sobre a emissão de notas fiscais para diferentes tipos de despesas comuns em empresas:

• Frete: Quando envolve transporte de carga, é necessário emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), que registra as operações de transporte entre municípios e estados.

• Locações: Nos casos de locação de serviços, é comum o prestador emitir uma Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) para formalizar a transação.

• Aluguel de prédio administrativo: Ao alugar um espaço administrativo, o locador pode emitir um Recibo de Aluguel ou uma NFS-e, conforme exigências municipais.

• Pagamento de contas de água: As empresas de água emitem faturas como comprovantes de pagamento, necessárias para registro contábil.

• Pagamento de plano de saúde dos sócios: A operadora do plano de saúde fornece um comprovante de pagamento ou nota fiscal, dependendo das regulamentações locais.

Quanto à sua dúvida sobre sua responsabilidade na emissão de notas fiscais, geralmente cabe ao prestador do serviço ou vendedor do produto. No entanto, é essencial manter registros precisos de todas as transações para fins contábeis e fiscais.

Estas são diretrizes gerais, e é importante verificar as exigências específicas da legislação estadual e municipal aplicável à sua situação.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.