Olá Heloísa, eu entendo que despesa com terceiro, mesmo que sem vínculo empregatício, que seja considerada como uma despesa necessária a obtenção de receita é dedutível. Veja o manual disponibilizado pela RFB no tópico Pagamentos a terceiros.
(sem título)
Alguém saberia me dizer, com embasamento, o porquê não podemos lançar a despesa com dentista parceiro no carnê leão, em caso de pagamento PFxPF?
Respostas da Comunidade (5)
Olá Heloisa, tudo bem?
No perguntas e respostas do site do Gov, diz:
“Pagamentos a terceiros
O profissional autônomo pode deduzir pagamentos feitos a terceiros que com ele tenham vínculo empregatício, desde que escriturados em livro Caixa e comprovados.
São também dedutíveis os pagamentos feitos a terceiros sem vínculo empregatício, quando escriturados em livro Caixa e comprovados, desde que considerados como despesa de custeio necessária ao recebimento da receita e à manutenção da fonte produtora.
Essas despesas são dedutíveis no mês do pagamento, mesmo que se trate de serviço prestado em mês ou meses anteriores do mesmo ano, ou em ano ou anos anteriores.”
Acredito que possa te ajudar a sanar sua dúvida. Deixarei o link oficial onde encontrar as orientações quanto ao preenchimento do carnê leão:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/carne-leao/orientacoes-gerais-carne-leao#Deducoes
Espero ter ajudado!
Obrigada, meninas. Eu também tenho o mesmo entendimento de vocês duas, porém, para contextualizar: minha cliente tem um outro consultório antigo (CNPJ) com outro contador, e ele disse que ela não poderia deduzir as despesas com os dentistas parceiros (sendo que ela quem emite o recibo completo para o paciente), e a justificativa foi que não poderia deduzir por se tratar da mesma atividade profissional. Tem, também, uma contadora no Instagram, especializada em carnê leão e dentistas, e numa live ela disse a mesma coisa. Mandei no chat pra ela perguntando, e ela respondeu “é arriscado, pois se trata da mesma atividade profissional”. Mas eu não encontrei absolutamente nada que comprove essa informação, e agora estou “batendo cabeça”.
@Heloísa Moraes Entendi. Se você tiver acesso a uma consultoria, como este é um caso muito específico, seria melhor fazer a pesquisa em uma consultoria para melhor entendimento.
@Thamires Gomes Falei com a ECONET, e disseram a mesma coisa sobre essa orientação. Agora, abri um chamado direto na Receita. Vamos ver o que vem deles. Obrigada pelo apoio!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.